Combustão catalítica seletiva de acrilonitrila usando óxidos de cobre, níquel e cério

Autores

  • Laura Mageste de Melo UFSJ
  • Paloma Luiza Lebron da Silva UFSJ
  • Henrique dos Santos Oliveira
  • Marcelo da Silva Batista Universidade Federal de São João del Rei http://orcid.org/0000-0002-3646-8612

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.390-399.1975

Resumo

A acrilonitrila (ACN) é amplamente usada na produção de borrachas e resinas, mas também considerado um poluente perigoso nos gases de exaustão industrial. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a atividade e seletividade de catalisadores comerciais de óxidos de cobre (CuO), níquel (NiO) e cério (CeO2), na reação de combustão catalítica seletiva de acrilonitrila (SCC-ACN). Esses catalisadores foram caracterizados por difratometria de raios X (DRX) e espectrofotometria no UV-VIS. Os resultados mostraram que CuO, NiO e CeO2 são materiais nanocristalinos que apresentam estruturas e transições de transferência de carga características de óxidos de cobre, níquel e cério, respectivamente. O tamanho médio dos cristalitos está no intervalo de 3,2 e 20,7 nm. O CeO2 foi mais ativo para a SSC-ACN em menor temperatura que CuO e NiO. CeO2 e CuO produziram maior quantidade de N2 e todos os catalisadores produziram NOx, porém, esses foram obtidos em menor quantidade sobre CeO2. Desse modo, conclui-se que CeO2 foi o catalisador mais ativo e de menor produção de NOx na SSC-ACN.

Palavras-chave: Acrilonitrila; oxidação catalítica; catalisadores; seletividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Mageste de Melo, UFSJ

Estudante de Engenharia Química

Paloma Luiza Lebron da Silva, UFSJ

Estudante de Engenharia Química

Henrique dos Santos Oliveira

Doutor em Química

Marcelo da Silva Batista, Universidade Federal de São João del Rei

Professor Associado IV do Departamento de Engenharia Química da UFSJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e Lider do grupo NUPEQ.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Mageste de Melo, L. ., Lebron da Silva, P. L. ., dos Santos Oliveira, H. ., & Batista, M. da S. (2021). Combustão catalítica seletiva de acrilonitrila usando óxidos de cobre, níquel e cério. Revista Thema, 19(2), 390-399. https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.390-399.1975

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)