A Cidadania Cultural em São Leopoldo/RS: o papel dos Pontos de Cultura

Autores

  • Bruno Guilhermano Fernandes Instituto Federal Sul-Rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul
  • Tiago Machado da Costa Instituto Federal Sul-Rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul
  • Larissa Bolfoni Schmitt Instituto Federal Sul-Rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.37-54.193

Palavras-chave:

Programa Cultura Viva, Cidadania cultural, Pontos de Cultura, Pontão, São Leopoldo/RS.

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa realizada sobre a implementação do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, no município de São Leopoldo/RS. No período de 2005 a 2012, esse programa permitiu a efetivação de Pontos de Cultura vinculados a um Pontão, em diferentes organizações desse município. Nesse sentido, este estudo analisa os efeitos das ações promovidas para o exercício da cidadania cultural dos grupos sociais envolvidos. Gestores públicos, ativistas culturais, colaboradores das organizações relacionadas e outros participantes, contribuíram na compreensão de que as iniciativas possibilitaram mudanças no contexto político e cultural de São Leopoldo.

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Biografia do Autor

Bruno Guilhermano Fernandes, Instituto Federal Sul-Rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul

Formado no curso técnico em Gestão Cultural pelo IFSUL, campus Sapucaia do Sul.

Tiago Machado da Costa, Instituto Federal Sul-Rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul

Formado no curso técnico em Gestão Cultural pelo IFSUL, campus Sapucaia do Sul.

Larissa Bolfoni Schmitt, Instituto Federal Sul-Rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul

Formada no curso técnico em Gestão Cultural pelo IFSUL, campus Sapucaia do Sul.

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Publicado

2014-07-09

Como Citar

FERNANDES, B. G.; DA COSTA, T. M.; SCHMITT, L. B. A Cidadania Cultural em São Leopoldo/RS: o papel dos Pontos de Cultura. Revista Thema, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 37–54, 2014. DOI: 10.15536/thema.11.2014.37-54.193. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/193. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas