O resgate dos bons fins e do fim terminal da natureza humana em tempos de pandemia

o olhar kantiano

Autores

  • Renata Cristina Lopes Andrade Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.143-155.1901

Palavras-chave:

Valores humanos, Pandemia, Kant.

Resumo

Propomos, com este artigo, resgatar a filosofia prática de Immanuel Kant, em particular, o conceito de fim – fim da ação, fins morais, bons fins e fim terminal ou em si. Esta análise teórica e exposição de conceitos ocorre com a intenção de que, uma vez compreendido os conceitos e a posição do filósofo, possamos, a qualquer momento, refletir sobre os valores humanos e sobre a urgência da atenção para os fins de nossas ações, bem como para a necessidade de considerarmos o ser humano enquanto um fim em si mesmo, principalmente, quando vivemos um momento de adversidade como o que enfrentamos hoje, ou seja, a realidade de uma pandemia que exige de nós considerar o coletivo para além das individualidades. Buscaremos, portanto, alguns entendimentos de caráter teórico-filosófico, à luz de Kant, acerca da existência, das relações e dos valores que sustentam (ou deveriam sustentar) a vida humana, os quais, considerando a universalidade humana em Kant, podem ser oportunos, especialmente, em tempos de COVID-19.

Palavras-chave: Pandemia; valores humanos; filosofia; ética; Kant.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Câmpus de Marília. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FURG.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Como Citar

ANDRADE, R. C. L. O resgate dos bons fins e do fim terminal da natureza humana em tempos de pandemia: o olhar kantiano. Revista Thema, Pelotas, v. 20, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.143-155.1901. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1901. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas