Formação continuada de professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito

Autores

  • Carmem Lúcia Lascano Pinto IFSul
  • Cristhianny Bento Barreiro IFSul
  • Denise do Nascimento Silveira

Resumo

A Formação Continuada de professores tem sido objeto de muitos estudos e exige análises permanentes sobre sua configuração. Considerando as inúmeras mudanças nos sistemas social, cultural, político e econômico, essa imposição apresenta-se tanto como condição para acompanhar a evolução do conhecimento, como para redirecionar as ações docentes em busca do atendimento às novas demandas educacionais. No presente artigo, realiza-se um breve estudo sobre o conceito de Formação Continuada, não na perspectiva de encerrar o tema em questão, mas de reunir e apresentar alguns dos referenciais adotados no grupo de pesquisa FORMARE[1]. Problematiza-se o tema, provocando aproximações e questionamentos sobre esse conceito, semanticamente tão complexo por sua multifacetada adoção e concepção.


[1] O Grupo de Pesquisa FORMARE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores foi criado no ano de 2009 com o objetivo de reunir as pessoas que pesquisam o tema e que compõem o núcleo de Ensino e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação do IFSul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Lascano Pinto, C. L., Bento Barreiro, C., & do Nascimento Silveira, D. (2009). Formação continuada de professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito. Revista Thema, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/19

Edição

Seção

Ciências Humanas