Formação continuada de professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito
Resumo
A Formação Continuada de professores tem sido objeto de muitos estudos e exige análises permanentes sobre sua configuração. Considerando as inúmeras mudanças nos sistemas social, cultural, político e econômico, essa imposição apresenta-se tanto como condição para acompanhar a evolução do conhecimento, como para redirecionar as ações docentes em busca do atendimento às novas demandas educacionais. No presente artigo, realiza-se um breve estudo sobre o conceito de Formação Continuada, não na perspectiva de encerrar o tema em questão, mas de reunir e apresentar alguns dos referenciais adotados no grupo de pesquisa FORMARE[1]. Problematiza-se o tema, provocando aproximações e questionamentos sobre esse conceito, semanticamente tão complexo por sua multifacetada adoção e concepção.
[1] O Grupo de Pesquisa FORMARE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores foi criado no ano de 2009 com o objetivo de reunir as pessoas que pesquisam o tema e que compõem o núcleo de Ensino e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação do IFSul.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.