Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.303-314.1857

Palavras-chave:

Estudantes universitários, dificuldades acadêmicas, ensino superior, pandemia, COVID-19.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de um levantamento realizado por um serviço de apoio ao estudante de uma universidade federal sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica dos estudantes durante a pandemia de COVID-19. Para tal, foi utilizado um questionário online, sendo uma pergunta aberta e outra fechada sobre essa temática. As respostas foram submetidas à análise estatística descritiva. No total, responderam ao levantamento 1.637 alunos, sendo 64% da graduação e 36% da pós-graduação. As principais dificuldades mencionadas pelos estudantes estão relacionadas com a gestão do tempo, os estudos e à saúde mental, além de outras voltadas à pandemia: como cuidar de sua saúde mental, realizar atividades físicas e manter os hábitos alimentares. Também foram apresentadas dificuldades de pensar o futuro profissional diante de um cenário de incertezas. Os dados sugerem que a maior parte dessas situações e dificuldades já faziam parte do contexto universitário, contudo parecem ter se agravado durante o período da pandemia, portanto, as instituições de educação superior necessitam incrementar suas ações de apoio à permanência dos estudantes.

Palavras-chave: Estudantes universitários; dificuldades acadêmicas; ensino superior; pandemia; COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Blando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestra em Educação pela UFRGS. É pedagoga e atua como técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo experiência nas áreas de Educação, aconselhamento de carreira, adaptação universitária, aprendizagem no Ensino Superior e Epistemologia Genética.

Fabiane Cristina Pereira Marcilio, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É psicóloga e atua como colaboradora no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e no Serviço de Orientação Profissional (SOP) da UFRGS, tendo experiência em orientação e aconselhamento de carreira, intervenções para estudantes universitários e aprendizagem no Ensino Superior.

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É psicólogo, filósofo e pesquisador. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Vice-Presidente da Câmara de Educação Superior deste Conselho. Foi Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação e Presidente da Associação Universidade em Rede (UNIREDE). Foi Pró-reitor de Graduação da UFRGS, Secretário de Educação a Distância da UFRGS, Diretor da Faculdade de Educação da UFRGS; Diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS. Exerceu o cargo de Diretor de Políticas de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem e educação superior.

Marco Antônio Pereira Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1996), com mestrado (1998) e doutorado (2002) no PPG em Psicologia da UFRGS. Atualmente, é professor no Instituto de Psicologia da UFRGS, onde leciona na graduação e na pós-graduação. É coordenador dos programas de extensão continuados Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS (desde 2006) e Serviço de Orientação Profissional (desde 2012). Os principais temas de interesse estão relacionados a desenvolvimento e aconselhamento de carreira, adaptação à universidade e vivências acadêmicas, adolescência, transição da adolescência para vida adulta e avaliação psicológica (psicometria).

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

Blando, A., Marcilio, F. C. P., Franco, S. R. K., & Teixeira, M. A. P. (2021). Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Thema, 20, 303–314. https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.303-314.1857

Edição

Seção

Ciências Humanas