O amanhã da Educação Ambiental
a relação Humanidade-Natureza no contexto pós-COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.272-286.1853Palavras-chave:
Educação, Ambiental, Pós Covid-19, Humano, Natureza.Resumo
Este ensaio se situa no campo dos Fundamentos da Educação Ambiental (EA) e tem por objetivo refletir sobre possibilidades e alternativas para o futuro da EA no mundo pós-COVID-19. Realiza esse movimento tomando por referência possíveis mudanças na relação humanidade-natureza. A partir de uma abordagem da hermenêutica filosófica, procura num primeiro momento situar algumas questões centrais da crise socioecológica que vivenciamos desde o mundo pré-COVID-19, num segundo, demonstrando que a COVID-19 agrava ainda mais esse quadro, procura apontar possibilidades pelo horizonte da EA de superação da perspectiva antropocêntrica bem como da necessidade de mudança nas relações de domínio da natureza. Uma das conclusões do estudo é que a COVID-19 cria exigências e de certa forma acelera a necessidade de adoção de novas posturas socioambientais que podem ser decisivas para o futuro da vida no planeta.
Palavras-chave: Educação; ambiental; pós-COVID-19; Humanidade-Natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


