Experiência vivida de jogadoras de futebol em tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.287-302.1848

Palavras-chave:

Psicologia, Futebol brasileiro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar a experiência vivida por jovens atletas do futebol feminino profissionalizante durante a pandemia de COVID-19, justificando-se pelo interesse em compreender e cuidar dos efeitos psicológicos do isolamento social. Articula-se, metodologicamente, como um estudo de caso, inserido no rol de pesquisas qualitativas com uso do método psicanalítico, na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Utiliza, como material de pesquisa, comunicações emocionais de nove atletas, feitas durante atendimentos psicológicos grupais realizados remotamente. A análise do material leva a resultados interpretativos que se apresentam sob forma de dois campos de sentido afetivo-emocional, que refletem uma condição de sofrimento emocional socialmente determinado: “Ecos da casa grande e senzala” e “Carreiras contaminadas”. Esse quadro geral enseja uma discussão sobre os modos pelos quais trajetórias de vida, concebidas como caminho de escape da pobreza, podem ser traumaticamente abaladas quando se percebe que fatos totalmente fora da possibilidade de controle individual podem colocar projetos pessoais em risco.

Palavras-chave: Futebol feminino; pandemia de coronavírus; psicoterapia online; método psicanalítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie Rangel Kopanakis, PUC-Campinas

Mestre em Ciências Sociais pela Unesp-Araraquara. Doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas.

Débora Ortolan Fernandes de Oliveira, PUC-Campinas

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas e douturanda em Psicologia pela mesma instituição.

Tania Maria José Aiello-Vaisberg, PUC-CAMPINAS

Livre Docente em Psicopatologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Psicologia da PUC-CAMPINAS 

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

RANGEL KOPANAKIS, A.; ORTOLAN FERNANDES DE OLIVEIRA, D.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. Experiência vivida de jogadoras de futebol em tempos de COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 287–302, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.287-302.1848. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1848. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde