Relação entre os casos de COVID-19 e indicadores econômicos

uma análise na microrregião de Varginha-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.215-238.1806

Palavras-chave:

Covid-19, indicadores econômicos, incidência, Microrregião de Varginha.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar e analisar a relação existente entre os números de casos e óbitos de COVID-19 com indicadores econômicos e população dos municípios componentes da Microrregião de Varginha no Sul de Minas Gerais. Este intento foi conseguido mediante um levantamento dos casos e óbitos por COVID-19 no período de 23 de março a 26 de maio de 2020 de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, bem como dados de população, Produto Interno Bruto (PIB) e participação dos setores na economia dos municípios. Foram utilizadas análises estatísticas descritivas, correlação, regressão e agrupamentos. As análises e os resultados permitiram verificar que municípios mais populosos, com maior PIB e participação mais efetiva do setor de serviços e comércio tendem a apresentar maior número de casos e óbitos por COVID-19. Já as localidades menos populosas, com menor PIB e participação maior da agropecuária e administração pública na economia apresentam menor ocorrência de casos e óbitos desta doença.

Palavras-chave: COVID-19; indicadores econômicos; incidência; Microrregião de Varginha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG.

Pós-doutorado, doutor e mestre em Desenvolvimento Econômio pelo Instituto de Economia da Unicamp. Professor e pesquisador do UNIS-MG. Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração. Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialização em Docência no Ensino Superior. Especialização em Redes de Computadores. Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Alessandro Ferreira Alves, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG

Doutor em Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-UNICAMP), Mestre em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Fabrício Pelloso Piurcosky, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG.

Doutorando na Universidade Federal de Lavras, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013), Especialista em Tecnologias para Comunicação e Inovação Empresarial pelo Instituto Politécnico do Porto - Portugal (2015), MBA em Gestão de TI, Especialista em Redes de Computadores e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2008, 2005, 2003). Professor e pesquisador do UNIS/MG.

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG.

Pós - Doutor pelos seguintes Programas de Pós - Graduação: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido), Ciências Sociais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha),  Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha),Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Coruña (Espanha),  Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (Argentina), Antropologia pela Universidade de Évora (Portugal), Psicologia pela Universidad de Tarapacá (Chile), Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha),  Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em Ensino pela UNIVATES. Doutor  em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). 

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

dos Santos Portugal Júnior, P., Franklin Frogeri, R., Ferreira Alves, A., Pelloso Piurcosky, F., & Antônio da Silva, R. (2021). Relação entre os casos de COVID-19 e indicadores econômicos: uma análise na microrregião de Varginha-MG. Revista Thema, 20, 215–238. https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.215-238.1806

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas