Influência do acesso a saneamento básico na incidência e na mortalidade por COVID-19

análise de regressão linear múltipla nos estados brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.319-331.1798

Palavras-chave:

Abastecimento de água, Coronavirus, Correlação linear, Esgotamento sanitário, SARS-CoV-2.

Resumo

A falta ou a escassez de saneamento básico pode causar consequências negativas à saúde de uma população. Esta pesquisa objetivou analisar a influência do acesso a abastecimento de água e a esgotamento sanitário na incidência e na mortalidade por COVID-19, pelo uso de regressão linear múltipla. Utilizaram-se dados de população urbana e total relativas aos estados brasileiros e foram testados 4 cenários para se avaliar a influência desses dados nas taxas de incidência e de mortalidade por COVID-19 acumuladas 90 dias após a confirmação do primeiro caso no Brasil. As equações obtidas para os cenários nos quais se testou a influência dos dados de saneamento na incidência foram estatisticamente significativas pelo teste F de Fisher a 5% de significância, tanto para população urbana quanto total, com valores negativos dos coeficientes de influência. Em contrapartida, a influência desses aspectos sanitários apresentou p-valor superior a 0,05 na taxa de mortalidade para as populações urbana e total e, portanto, não foi significativa. Os resultados indicam que o maior acesso a adequados serviços de saneamento básico está relacionado a menores taxas de incidência por COVID-19 no Brasil.

Palavras-chave: Abastecimento de água; coronavirus; correlação linear; esgotamento sanitário; SARS-CoV-2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Santiago Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Eunápolis

Engenheiro Ambiental e Mestre em Engenharia Civil. Docente da Área de Construção Civil e coordenador do Laboratório de Hidráulica do IFBA campus Eunápolis

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

AQUINO, D. S. Influência do acesso a saneamento básico na incidência e na mortalidade por COVID-19: análise de regressão linear múltipla nos estados brasileiros. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 319–331, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.319-331.1798. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1798. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharias