O enunciado da juventude digitalizada: youtubers fabricando modos de ser jovem a partir de um dispositivo de juventude

Autores

  • Guilherme Rego Rockembach IFSul
  • Bárbara Hees Garré IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.449-463.1754

Palavras-chave:

Educação, jovem/juventude, pedagogias culturais, youtubers, modos de subjetivação.

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação/MPET, do IFSul. O objetivo desta pesquisa foi analisar a fabricação de uma população dita “Jovem” na atualidade. Pretendeu-se, neste trabalho, investigar algumas construções/modalidades discursivas que vêm atravessando e constituindo essa população dita jovem, principalmente na internet, especificamente no YouTube. Tal análise buscou colocar em movimento algumas ferramentas da análise do discurso Foucaultiana. O trabalho analítico, aqui apresentado, problematiza um enunciado muito potente que auxilia na fabricação do dispositivo de juventude: o enunciado da juventude digitalizada.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

ROCKEMBACH, G. R.; GARRÉ, B. H. O enunciado da juventude digitalizada: youtubers fabricando modos de ser jovem a partir de um dispositivo de juventude. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 449–463, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.449-463.1754. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1754. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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