O enunciado da juventude digitalizada: youtubers fabricando modos de ser jovem a partir de um dispositivo de juventude
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.449-463.1754Palavras-chave:
Educação, jovem/juventude, pedagogias culturais, youtubers, modos de subjetivação.Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação/MPET, do IFSul. O objetivo desta pesquisa foi analisar a fabricação de uma população dita “Jovem” na atualidade. Pretendeu-se, neste trabalho, investigar algumas construções/modalidades discursivas que vêm atravessando e constituindo essa população dita jovem, principalmente na internet, especificamente no YouTube. Tal análise buscou colocar em movimento algumas ferramentas da análise do discurso Foucaultiana. O trabalho analítico, aqui apresentado, problematiza um enunciado muito potente que auxilia na fabricação do dispositivo de juventude: o enunciado da juventude digitalizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.