Avaliação do processo de biocorrosão de ligas metálicas em diferentes corpos hídricos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.782-790.1600Palavras-chave:
Corrosão microbiologicamente induzida, Biofilme, Biocorrosão, Bactérias Produtoras de Ácidos, Aço-Carbono.Resumo
Biocorrosão é uma palavra utilizada para expressar a participação de diferentes tipos de micro-organismos nos fenômenos de corrosão, podendo ocorrer em aerobiose e/ou anaerobiose. Vários micro-organismos produzem metabólitos que influenciam no processo de corrosão, interferindo em diversas atividades industriais, suas instalações e equipamentos. O presente trabalho teve como objetivo analisar a contaminação de ligas de aço carbono por micro-organismos responsáveis pela biocorrosão expostos à água potável estéril e água da Laguna dos Patos na cidade de Pelotas, RS. As amostras (cupons ou corpos de prova) foram submersas nas amostras de águas em biorreatores estáticos durante 42 dias. Foram pesquisados micro-organismos como bactérias produtoras de ácidos e bactérias heterotróficas totais, sendo estas incubadas tanto em meios aeróbios quanto em meios anaeróbios, além da contagem de fungos. Constatou-se que o tempo de exposição dos corpos de prova foi a variável de maior importância (p<0,05) no crescimento microbiano, independente do metabolismo (aeróbio ou anaeróbio) ou grupo de micro-organismo.
Palavras-chave: Corrosão microbiologicamente induzida; biofilme; biocorrosão; bactérias produtoras de ácidos; aço-carbono.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.