O ensino de Música nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.37-52.1541Palavras-chave:
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cursos técnicos integrados ao ensino médio, ensino de música.Resumo
Este texto propõe uma discussão sobre a inserção da música na disciplina de Arte nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que buscam a integração dos conhecimentos da educação básica e da educação profissional tecnológica. Esta modalidade de ensino da educação básica é ofertada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, que integram a Rede Federal de Educação e têm como objetivos a formação para o mundo do trabalho, pautada na formação humana e cidadã, bem com no desenvolvimento das demandas produtivas onde estão localizados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, realizada em periódicos, anais de eventos, teses e dissertações da área de educação musical. Os trabalhos analisados trataram da presença da música na organização curricular dos cursos técnicos integrados e trouxeram reflexões sobre a prática do ensino de música no contexto educacional dos IFs. Os resultados mostraram que a organização do ensino de música no componente curricular Arte toma rumos diferentes no âmbito dos IFs, os quais estão imbricados com questões contextuais e com as interpretações acerca da legislação vigente sobre o ensino de Arte na educação básica.
Palavras-chave: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; ensino de Música.
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