A BNCC e os impactos no currículo do Ensino Médio Integrado

Autores

  • Viviane Aquino Zitzke IFSUL - câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) http://orcid.org/0000-0002-1093-7986
  • Elisane Ortiz de Tunes Pinto IFSUL - câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.407-416.1469

Palavras-chave:

BNCC, ensino médio integrado à educação profissional técnica, itinerários formativos.

Resumo

Este ensaio sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), recentemente lançada pelo Ministério da Educação (MEC), busca realizar interlocuções com os textos que discutem a Educação Profissional Técnica e o Ensino Médio Integrado, analisando os impactos do documento no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, desenvolvida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Procura, também, refletir sobre o futuro do Ensino Médio Integrado e o seu lugar nas políticas públicas a partir da BNCC e os itinerários formativos. 

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Biografia do Autor

Viviane Aquino Zitzke, IFSUL - câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)

- Bel. e Lic. em Ciências Doméstica (UFPEL)

- Esp. em Gestão Empresarial (FURG)

- Ms. em Educação (IFSUL)

- Docente do IFSUL, campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) no Curso Técnico em Vestuário e no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, atuando na área de Modelagem.

Elisane Ortiz de Tunes Pinto, IFSUL - câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)

- Lic. em Pedagogia (UFPEL)

- Esp. em Educação (UFPEL)

- Ms em Ensino (IFSUL/CaVG)

-Pedagoga/Supervisora Pedagógica no IFSUL – câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG)

- Docente no Curso Normal – formação de professores em Educação Infantil – Colégio Municipal Pelotense.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

ZITZKE, V. A.; PINTO, E. O. de T. A BNCC e os impactos no currículo do Ensino Médio Integrado. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 407–416, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.407-416.1469. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1469. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas