Educação e Autonomia

Autores

  • Jônatas Matthies Roschild

Palavras-chave:

autonomia, educação e ideologia

Resumo

Este estudo objetiva criticar a educação como aparelho ideológico e indicar um caminho para a experiência da autonomia nas relações de sala de aula. De modo geral, os interesses externos à prática educativa influenciam na maneira como a escola forma, molda e constrói as pessoas envolvidas nesta prática. O principal problema, neste sentido, é a definição de seu posicionamento político, pois isto representa o tipo de sujeitos que a escola se propõe a formar. Por isso, a advertência de Paulo Freire é tão atual quanto em seu tempo: “creio que nunca precisou o professor progressista estar tão advertido quanto hoje em face da esperteza com que a ideologia dominante insinua a neutralidade da educação” (FREIRE, 2009, p. 98). Por essa razão, primeiro se fará uma análise das características da educação tradicional, do modo como esta concepção de ensino entende o processo de formação dos sujeitos para a sociedade. Em particular, investigar que associações existem entre essa concepção de ensino com a ideologia dominante. Em seguida, estabelece as condições necessárias para a experiência da autonomia, como oposição a educação tradicional, que se mostrará ideológica. Em última instância, o estudo propõe investigar se os interesses e motivações dos estudantes e do professor são relevantes e fundadores de uma proposta de aula participativa e democrática.

 

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Biografia do Autor

Jônatas Matthies Roschild


 

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Publicado

2012-11-27

Como Citar

ROSCHILD, J. M. Educação e Autonomia. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/146. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas