Educação e Autonomia
Palavras-chave:
autonomia, educação e ideologiaResumo
Este estudo objetiva criticar a educação como aparelho ideológico e indicar um caminho para a experiência da autonomia nas relações de sala de aula. De modo geral, os interesses externos à prática educativa influenciam na maneira como a escola forma, molda e constrói as pessoas envolvidas nesta prática. O principal problema, neste sentido, é a definição de seu posicionamento político, pois isto representa o tipo de sujeitos que a escola se propõe a formar. Por isso, a advertência de Paulo Freire é tão atual quanto em seu tempo: “creio que nunca precisou o professor progressista estar tão advertido quanto hoje em face da esperteza com que a ideologia dominante insinua a neutralidade da educação” (FREIRE, 2009, p. 98). Por essa razão, primeiro se fará uma análise das características da educação tradicional, do modo como esta concepção de ensino entende o processo de formação dos sujeitos para a sociedade. Em particular, investigar que associações existem entre essa concepção de ensino com a ideologia dominante. Em seguida, estabelece as condições necessárias para a experiência da autonomia, como oposição a educação tradicional, que se mostrará ideológica. Em última instância, o estudo propõe investigar se os interesses e motivações dos estudantes e do professor são relevantes e fundadores de uma proposta de aula participativa e democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.