Avaliação na Educação Infantil: um breve olhar na avaliação da aprendizagem

Autores

  • Tânia Zanatta Silva IFSUL- Charqueadas

Palavras-chave:

Educador, Criança, Aprendizagem, Família, Avaliação Infantil, Educação Infantil.

Resumo

A observação e o registro da dinâmica da aprendizagem na Educação Infantil
facilitam a compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança e
influencia no planejamento e eficácia da ação do professor. O presente
trabalho dá um enfoque especificamente sobre o tema "Avaliação na Educação
Infantil", como ela é vista, buscando conhecer sua importância para o
desenvolvimento da aprendizagem de crianças nesta etapa de ensino.
Também constam neste estudo os conceitos e respectivo significados de
Avaliação na Educação Infantil, visando entender como ocorre este processo,
abordando os seguintes itens como: o que é avaliação, para quê avaliar, o
quê avaliar, como avaliar e quando avaliar. Descrevo ainda, os instrumentos
de avaliação usados para registrar as observações do aprendizado da criança
de educação infantil. Faço um relato da análise das entrevistas sobre
Avaliação na Educação Infantil realizadas com as educadoras da Educação
Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Zanatta Silva, IFSUL- Charqueadas

Professor de História no IFSUL - Campus Charqueadas.

Mestre em História pela UFRGS. Doutorando em História na mesma Instituição.

 

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

SILVA, T. Z. Avaliação na Educação Infantil: um breve olhar na avaliação da aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/142. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas