A Criança e a Expressão do Pensamento através do Grafismo
Palavras-chave:
Desenho, Desenvolvimento gráfico infantil, Processo criativo, ConstrutivismoResumo
O presente artigo aborda o desenvolvimento do grafismo infantil, suas fases e importância para o desenvolvimento do pensamento e da construção do conhecimento na vida da criança. Apresenta referências da importância de pais e professores conhecerem estas fases para compreenderem melhor este processo criativo e estimularem as crianças adequadamente. A coleta de dados foi feita através de uma pesquisa qualitativa com observação dos desenhos e relatos das crianças de dois a seis anos de uma escola particular e através de entrevistas com os pais das mesmas. Após a análise dos dados, concluí que as possibilidades apresentadas influenciam no desenvolvimento gráfico infantil, na criatividade, na construção da autonomia e da autoconfiança porque é no exercício repetido do fazer, experimentar, refazer que a criança vai formando as estruturas mentais que lhe darão a possibilidade de construir suas ações e intenções a fim de construir seu pensamento fazendo a leitura deste mundo em que vive.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.