Uma proposta de uso da plataforma Wiki Aves como um facilitador na aprendizagem de temas ambientais relacionados à ornitologia
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.607-616.1344Palavras-chave:
Aves, biodiversidade, educação ambiental, plataformas digitais, Rio de Janeiro.Resumo
Por meio do uso de plataformas digitais como o portal Wiki Aves, o interesse público pela atividade de observação de aves (birdwatching) tem gerado dados que têm sido úteis aos docentes, sobretudo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ao ar livre, com vista ao conhecimento e à conservação das espécies de aves locais. Sabe-se que essa atividade, além de ser dinâmica e prazerosa, pode prestar enormes contribuições ao desenvolvimento sustentável quando associada à educação ambiental. Com base nos referenciais teóricos que enfatizam o uso de mídias digitais e novas tecnologias na prática educacional, elaboramos uma proposta pedagógica que, quando aplicada, visa contribuir para alcançar os objetivos preconizados pelas diretrizes dos programas nacionais de educação ambiental. O presente artigo propõe uma metodologia pedagógica tendo por base o portal Wiki Aves para um entendimento da composição da avifauna do município do Rio de Janeiro e projeta como esse conhecimento pode direcionar a realização de atividades pedagógicas envolvendo práticas de educação ambiental. As atividades propostas reforçam o valor da observação de aves como um incentivo para o ensino de ciências e/ou biologia, podendo contribuir para o conhecimento científico por meio da prática cidadã por alunos de diversos segmentos escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.