O uso do gimmick nas estratégias da marca Cheetos na rede social Instagram

Autores

  • Gustavo Adam Fraga Universidade Franciscana (UFN)
  • Graziela Frainer Knoll Universidade Franciscana (UFN)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.560-578.1336

Palavras-chave:

Ciências sociais aplicadas, comunicação, rede social, gimmick.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o uso do gimmick no Instagram da marca Cheetos em suas estratégias de marketing digital. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: descrever como o personagem Chester Cheetah é representado nas postagens da marca; identificar as estratégias de marketing digital utilizadas em torno do gimmick; refletir sobre a importância do personagem para a marca na sua comunicação no Instagram. A metodologia é de caráter qualitativo com análise de conteúdo e uso das categorias: formato, conteúdo, estratégias de marketing digital e fase da presença digital. Foram analisados 43 posts da marca Cheetos no Instagram. Os resultados mostram que predomina o relacionamento nas postagens da marca Cheetos, introduzindo a interação com seu público e a humanização do personagem.

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Biografia do Autor

Gustavo Adam Fraga, Universidade Franciscana (UFN)

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFN.

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)

Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Fraga, G. A., & Knoll, G. F. (2019). O uso do gimmick nas estratégias da marca Cheetos na rede social Instagram. Revista Thema, 16(3), 560–578. https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.560-578.1336

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas