A gestão democrática participativa nas escolas e a formação dos profissionais de ensino da rede estadual de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.584-604.1261Palavras-chave:
Gestão democrática, formação continuada, participaçãoResumo
Este trabalho teve por objetivo a verificação da gestão democrática participativa e a formação continuada dos professores das escolas públicas do município de Jaguaruna/SC. A metodologia discorrida foi uma pesquisa qualitativa, realizando um levantamento sobre a forma de como os gestores e professores vêm se preparando em termos de formação para que a gestão democrática participava nas escolas seja uma realidade efetiva. Esta pesquisa foi realizada junto a equipe gestora e professores de todas as escolas públicas do município de Jaguaruna/SC sobre “gestão democrática participativa nas escolas e formação continuada dos profissionais de ensino da rede pública estadual de Santa Catarina”, para entender como estão sendo capacitados estes profissionais para vivenciar a gestão democrática nestas instituições. A partir da análise dos dados verificou-se que capacitações sobre gestão escolar são oferecidas apenas aos diretores de escola e que há pouco envolvimento da equipe gestora, aos professores e aos colaboradores na gestão democrática destas escolas observadas.
Palavras-chave: Gestão democrática; formação continuada; participação.
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