Kuhn e sua contribuição ao ensino de ciências: problematizando o uso não questionado do método

Autores/as

  • Onorato Jonas Fagherazzi IFRS, câmpus Bento Gonçalves http://orcid.org/0000-0003-0422-8136
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande - FURG, câmpus Carreiros Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.256-272.1229

Palabras clave:

Educação em ciência, método científico, filosofia da ciência.

Resumen

Esse artigo discute a questão do método científico no pensamento de Thomas Kuhn. Para tanto, procura-se desenvolver uma discussão filosófica a partir das seguintes questões: Quais são os principais argumentos apresentados em prol da defesa do uso do método científico? Em contrapartida, que outros argumentos são explicitados por Thomas Kuhn contra o uso do método científico? Qual é o posicionamento de Kuhn em relação à discussão do método científico? Na defesa e discussão do emprego do método científico, delimitamos nossos fundamentos teóricos em Descartes e Kuhn. Da análise sobre aquela questão oriunda da Filosofia da Ciência, ressaltamos a importância da problematização do uso não questionado do método a fim de que não se possa engessar a mente numa ortodoxa metodologia que não traga mais dados novos.

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Biografía del autor/a

Onorato Jonas Fagherazzi, IFRS, câmpus Bento Gonçalves

Doutor em Educação em Ciências. Mestre e graduado em Filosofia. Professor do IFRS campus Bento Gonçalves. E-mail: Onorato.fagherazzi@bento.ifrs.edu.br.

Publicado

2020-04-29

Cómo citar

FAGHERAZZI, O. J.; HENNING, P. C. Kuhn e sua contribuição ao ensino de ciências: problematizando o uso não questionado do método. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 256–272, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.256-272.1229. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1229. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas