O Facebook para o ensino de Língua Estrangeira

Autores

  • Patrícia Mussi Escobar Iriondo Otero Instituto Federal Farroupilha
  • Sabrina Ferreira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.242-253.1108

Palavras-chave:

Facebook, Interação, Língua Estrangeira.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que se realizou a partir de um projeto constituído por aulas planejadas e desenvolvidas com a utilização do Facebook como espaço de aprendizagem da Língua Estrangeira. A experiência foi realizada em um curso de Língua Inglesa e selecionou um grupo de vinte estudantes para participarem do estudo. O trabalho foi motivado pela seguinte pergunta: É possível desenvolver na aula de língua estrangeira um processo de interação e aprendizagem significativo através da rede social Facebook? Utilizou-se nesta pesquisa a abordagem qualitativa aliada à pesquisa-ação. Espera-se, portanto, com a apresentação desta pesquisa, incentivar a reflexão sobre a prática pedagógica com o uso das redes sociais e de outros espaços interativos da Web para o Ensino de Línguas Estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Mussi Escobar Iriondo Otero, Instituto Federal Farroupilha

É professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, no Campus Avançado Jaguarão, onde coordena do Projeto de Pesquisa “A Produção e a Percepção no Processo de Aquisição da Língua Espanhola por Falantes Nativos do Português Brasileiro”. É Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. É Mestre em Letras: Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pós-graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada em Letras Português - Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Foi professora efetiva de ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete, atuando na área de Letras: Português- Espanhol, Metodologia da Pesquisa, Didática e Projeto de Pesquisa. Também atuou nessa instituição como coordenadora adjunta de Pós-graduação (Especialização em Gestão Escolar), coordenadora do Centro de Referência de Quaraí e coordenadora adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. Trabalhou como professora substituta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Jaguarão). Atuou como Professora Pesquisadora da Licenciatura em Letras - Espanhol, na modalidade a distância - UFPel - bolsista CAPES/ UAB. Realizou mobilidade acadêmica com bolsa de estudos durante um semestre (2009/02 -2010) na Universidade do Minho, em Portugal e em Santander - Espanha (2016).

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

OTERO, P. M. E. I.; FERREIRA, S. O Facebook para o ensino de Língua Estrangeira. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 242–253, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.242-253.1108. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1108. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes