Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.42-49.1100

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Interpolação Polinomial, Ambiente Computacional.

Resumo

Diversas pesquisas são realizadas anualmente na Educação Matemática com o propósito de apresentar alternativas para o ensino de matemática em ambientes computacionais. A transformação tecnológica do mundo moderno proporcionou  uma mudança metodológica na prática de ensinar e aprender matemática. Atualmente, o uso de tecnologias educacionais, em sala de aula, é requisito primordial para aproximar o aprendiz dos conteúdos de matemática Este trabalho objetivou apresentar o comportamento das funções polinomiais através de um conjunto de pontos, chamado Interpolação Polinomial, em um ambiente computacional. Uma pesquisa de campo foi realizada com 16 estudantes da Educação Técnica de uma Escola Pública Federal para comprovar que o grau de motivação e de interesse pela matemática aumentou com a utilização de um ambiente computacional.   Espera-se que outros trabalhos dessa magnitude sejam desenvolvidos, no meio acadêmico, e que possamos minimizar as defasagens entre a teoria matemática e sua prática por intermédio de novas tecnologias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Ciências da Educação (Ensino de Matemática) pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC); Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Câmpus Rio Largo e Professor do Departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IF-AL). É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124). Membro do conselho científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Tem experiência na área de Educação Matemática e Estatística, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

PONTES, E. A. S. Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 42–49, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.42-49.1100. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1100. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra