Uso de metodologia ativa no ensino do comportamento animal, no curso de psicologia

Autores

  • Carolina Conceição Prado Centro Universitário do Distrito Federal - UDF http://orcid.org/0000-0003-4247-0695
  • Welthon de Souza Teotonio Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.35-44.1034

Palavras-chave:

Comportamento animal, zoológico, aprendizado, metodologia ativa.

Resumo

Metodologias ativas são estratégias que visam tornar o aluno o principal responsável pela construção do seu aprendizado, a serem aplicadas de forma orientada. Os zoológicos são instituições onde animais são mantidos em recintos projetados para suas preservações e bem-estar, e para a educação, pesquisa e lazer. Este estudo relata a experiência da disciplina de Biologia do curso de Psicologia do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, que elaborou 12 visitas técnicas ao Zoológico de Brasília, visando uma nova abordagem de ensino do comportamento animal. Participaram 920 alunos, que correlacionaram os comportamentos animais com os comportamentos humanos. A atividade mostrou-se eficaz na consolidação do aprendizado dos participantes, refletindo na melhora acadêmica dos alunos e nas avaliações da disciplina. Também serviu para a integração social, reforçando o relacionamento interpessoal em cada turma. O zoológico é um ambiente com potencial para ser utilizado como espaço não formal de ensino. A utilização desse ambiente para articular a teoria à prática, por meio de uma metodologia ativa, proporcionou uma vivência única aos alunos, contribuindo significativamente para o aprendizado do comportamento animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Conceição Prado, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Possui graduação em Psicologia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Brasília (2001), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2003), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (2002), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade de Brasília (2004) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professora de ensino fundamental do Centro Educacional Sigma e professora de ensino superior da escola de saúde do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurociência, atuando também nos seguintes temas: promoção da saúde, educação a distância, ensino de Ciências e Biologia e psicopedagogia.

Welthon de Souza Teotonio, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (2017)

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

PRADO, C. C.; TEOTONIO, W. de S. Uso de metodologia ativa no ensino do comportamento animal, no curso de psicologia. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 35–44, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.35-44.1034. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1034. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas