Abordagens para o ensino da pré-história regional
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1387-1403.1030Palavras-chave:
Ensino, Arqueologia, História, Vale do Taquari.Resumo
Nas últimas décadas foram produzidas inúmeras obras regionais, cujo foco é a formação social, econômica e política de um determinado município. Muitas delas, dão ênfase à imigração europeia, ignorando a participação de outras etnias, como as sociedades indígenas. Algumas obras apresentam breves comentários apontando a ocupação indígena antes e após o contato com os europeus. Porém, alguns autores sequer mencionam a existência dessas populações. Em municípios do Rio Grande do Sul, na região Vale do Taquari, cujo território recebeu grande fluxo de imigrantes europeus é possível encontrar obras com esse viés. Vislumbrando este contexto, a principal abordagem deste estudo está em indicar e discutir o uso de obras com conteúdo defasado sobre populações indígenas que povoaram a região. Para a consecução dessa investigação fez-se uso da pesquisa bibliográfica, consulta em relatórios de Projetos Acadêmicos e de Licenciamentos Ambientais, bem como o banco de dados do IPHAN. Assim, são apresentados novos dados sobre a Arqueologia Regional, contribuindo para o ensino nos espaços formais de educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.