Modelização didática como possibilidade de aprendizagem sobre divisão celular no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1376-1386.1024Palavras-chave:
Modelos didáticos, Células, Mitose, Meiose.Resumo
O objetivo do artigo foi analisar o desenvolvimento e aplicação de modelos didáticos para o ensino e a aprendizagem de divisão celular. Os modelos didáticos, de baixo custo e fácil obtenção, foram aplicados com 30 alunos no 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Timon, MA. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um pré-teste, observações dos pesquisadores e pós-teste. O pré-teste avaliou os conhecimentos após as aulas teóricas e o pós-teste como os conteúdos foram compreendidos pelos alunos com a utilização dos modelos didáticos. O uso dos modelos didáticos mostrou-se eficiente. O índice de acertos no pré-teste foi de 45% e após a intervenção metodológica passou a ser de 84%. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram habilidades para reconhecer e perceber as mudanças nas estruturas dos cromossomos durante as divisões celulares, compreendendo mitose e meiose de forma mais clara. Através dos modelos didáticos os estudantes tornaram-se construtores de seus conhecimentos. Conclui-se que, a modelização didática aplicada aos conteúdos conceituais de divisão celular permitiu uma melhor apresentação do modelo conceitual da mitose e meiose para os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.