O design emocional através dos objetos, das coisas e dos semióforos

Autores

  • Laiana Pereira da Silveira Instituto Federal Sul Rio Grandense https://orcid.org/0000-0001-8506-5230
  • Frantieska Huszar Schneid Moreira Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.098-106.957

Resumo

Este trabalho apresenta um pequeno recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso “MODA E MEMÓRIA: A construção de uma coleção de moda a partir das memórias afetivas vinculadas a objetos pessoais” defendido no curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas Visconde da Graça no mês de junho de 2018. O presente artigo tem como objetivo principal mostrar através de uma reflexão como o design emocional e os objetos que estão a nossa volta contribuem para a construção das nossas memórias afetivas. Através de uma pesquisa bibliográfica e da utilização dos dados coletados por meio de um questionário, pode-se analisar e exemplificar com relatos verídicos o estudo em questão, escolhendo um exemplo pessoal e um relato obtido pelo questionário.

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Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, Instituto Federal Sul Rio Grandense

Acadêmica no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e técnica em Vestuário, pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, contribui para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e participa como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon.

 

Referências

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

SILVEIRA, L. P. da; HUSZAR SCHNEID MOREIRA, F. O design emocional através dos objetos, das coisas e dos semióforos. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 2, n. 2, p. 098–106, 2018. DOI: 10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.098-106.957. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/957. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Iniciação Científica