EU, SUZY e WES: Procedimentos e técnicas para o desenvolvimento de estampas baseadas em personagens de cinema.
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.576-602.2672Palavras-chave:
Metodologia, Ilustração, Aquarela, EstampariaResumo
O artigo apresenta os procedimentos e técnicas utilizados no desenvolvimento de estampas para produtos de moda baseadas na personagem Suzy Bishop do filme Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, utilizadas no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do Bacharelado em Design do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas, intitulado “EU, ELAS e WES: Uma Proposta de Design Autoral”. Tem como objetivo expor a importância de processos metodológicos que contribuem na criação de produtos de design, nesse caso uma série de estampas, mas focando não só na metodologia de desenvolvimento dos padrões como também na análise da personagem que ilustra as padronagens.
Downloads
Referências
BARTHES, R. A morte do autor. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CARDOSO, Cilene Estol; PICOLI, Julia. Metodologia de projeto de Bruno Munari aplicada ao design de superfície de moda, 2013. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202013/COMUNICACAO-ORAL/EIXO-2-EDUCACAO_COMUNICACAO-ORAL/Metodologia-de-projeto-de-Bruno-Munari-aplicada-ao-design-de-superficie-de-moda.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2021.
CARVALHO, Nathalia Alborghetti.; RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Inovação em metodologia de projeto aplicada ao design de superfície voltado para moda, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016179> Acesso em: 16 out. 2019.
FOUCAULT, M. O Que é um Autor? In: ______ Ditos e Escritos: Estética – literatura e
pintura, música e cinema. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FREITAS, Renata Teixeira de. Design de Superfície: ações comunicacionais táteis nos processos de criação. Coleção Pensando o design. ed. São Paulo: Blucher, 2011.
LAKATOS, Marina de Andrade.; MARCONI, Eva. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LUPTON, E. The designer as producer, 1998. Disponível em: <http://elupton.com/2010/10/the-designer-as-producer/>. Acesso em: 16 out. 2019.
LUPTON, E. Novos Fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MOONRISE Kingdom. Direção: Wes Anderson. Produção: Jeremy Dawson; Scott Rudin, et al. [S.l.]: American Empirical Pictures; Indian Paintbrush; Scott Rudin Productions. 2012.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Ed. M Fontes, 1998.
POYNOR, R. Abaixo as regras: design gráfico e pós-modernismo. Tradução de Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2010.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RUBIM, R. Desenhando a superfície. São Paulo: Edições Rosari, 2004.
RU?THSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.
WEYMAR, L. A questão da autoria e da morte do autor, 2013. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/paralelo31/edicoes/edicao-01/ >. Acesso em: 06 out. 2019.
ZEEGEN, Lawrence. Fundamentos de ilustração. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caterine da Silva Ribeiro, Ruth Rejane Perleberg Lerm
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.