Colagem autoral: estudo da sua aplicação como identidade visual

study of its application as visual identity

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.413-443.2664

Palavras-chave:

Design. Autoria. Mercado. Colagem. Identidade Visual.

Resumo

Este artigo apresenta a parte prática do trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo entender a forma com que uma colagem autoral se torna uma identidade visual. A parte prática demonstrou o processo de aplicação de uma estética autoral em uma identidade visual de uma campanha fictícia de produto comercial da marca de tênis Nike. A metodologia projetual híbrida se utilizou da junção de dois métodos: o de Bruno Munari e os Métodos Extensíveis de Design (XDM) de André Neves, este último foi escolhido como forma de sustentar o desenvolvimento das peças com o apoio do digital. Como resultado foram desenvolvidas peças gráficas e digitais para a divulgação da linha, dentre elas posts para site de redes sociais, banner, hotsite e mídia offline.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia (1984). Edições, Sociedade Unipessoal, Lisboa, 2003.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Colagem, São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo369/colagem>. Acesso em: 18 de Nov. 2019.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

SCHENKER; MARC. Colagem Eclética .Design Trend Report: Eclectic Collage, Creative Market , 2018. Disponível em: <https://creativemarket.com/blog/design-trend-report-eclectic-collage>. Acesso em: 17 de Out. 2019.

SARRIS, ANDREW. 1962. Notes on The Auteur Theory in 1962. 1st. Disponível em: <http://alexwinter.com/media/pdfs/andrew_sarris_notes_on_the-auteur_theory_in_1962.pdf> Acesso em: 17 de Out. 2018.

STOLARSKI, 2012. Design e arte campo minado: uma antologia de discursos comentados e uma proposta disciplinar. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08082012-145751/pt-br.php>. Acesso em: 18 de Set. 2019.

STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade visual: a direção do olhar. São Paulo, Europa, 1989.

VARGAS, Herom; SOUZA, Luciano. A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista Comunicação Midiática. 2011

Publicado

2021-12-28

Como Citar

SOARES, L.; OLIVEIRA BOANOVA, C. Colagem autoral: estudo da sua aplicação como identidade visual: study of its application as visual identity. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 6, p. 413–443, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.413-443.2664. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2664. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos