Colagem autoral: estudo da sua aplicação como identidade visual
study of its application as visual identity
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.413-443.2664Palavras-chave:
Design. Autoria. Mercado. Colagem. Identidade Visual.Resumo
Este artigo apresenta a parte prática do trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo entender a forma com que uma colagem autoral se torna uma identidade visual. A parte prática demonstrou o processo de aplicação de uma estética autoral em uma identidade visual de uma campanha fictícia de produto comercial da marca de tênis Nike. A metodologia projetual híbrida se utilizou da junção de dois métodos: o de Bruno Munari e os Métodos Extensíveis de Design (XDM) de André Neves, este último foi escolhido como forma de sustentar o desenvolvimento das peças com o apoio do digital. Como resultado foram desenvolvidas peças gráficas e digitais para a divulgação da linha, dentre elas posts para site de redes sociais, banner, hotsite e mídia offline.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia (1984). Edições, Sociedade Unipessoal, Lisboa, 2003.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Colagem, São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo369/colagem>. Acesso em: 18 de Nov. 2019.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
SCHENKER; MARC. Colagem Eclética .Design Trend Report: Eclectic Collage, Creative Market , 2018. Disponível em: <https://creativemarket.com/blog/design-trend-report-eclectic-collage>. Acesso em: 17 de Out. 2019.
SARRIS, ANDREW. 1962. Notes on The Auteur Theory in 1962. 1st. Disponível em: <http://alexwinter.com/media/pdfs/andrew_sarris_notes_on_the-auteur_theory_in_1962.pdf> Acesso em: 17 de Out. 2018.
STOLARSKI, 2012. Design e arte campo minado: uma antologia de discursos comentados e uma proposta disciplinar. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08082012-145751/pt-br.php>. Acesso em: 18 de Set. 2019.
STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade visual: a direção do olhar. São Paulo, Europa, 1989.
VARGAS, Herom; SOUZA, Luciano. A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista Comunicação Midiática. 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Liader Soares, Cecília Oliveira Boanova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.