IFSUL GO: Design de aplicativo complementar ao novo sistema de sinalização do IFSul - Câmpus pelotas
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.382-412.2663Palavras-chave:
Design de Interação; Experiência do Usuário; Design de Aplicativo; Wayfinding; SinalizaçãoResumo
O presente trabalho apresenta os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Design do IFSUL Câmpus Pelotas, o qual teve como objetivo a concepção de um aplicativo para smartphones complementar ao novo Sistema de Sinalização do IFSUL Câmpus Pelotas. Foram estudados conceitos de Design da Informação e Design de Experiência do Usuário a partir de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Após, foi realizada uma coleta de dados com a equipe do Projeto do Sistema de Sinalização e uma análise de amostra intencional de dois apps de Wayfinding de instituições de ensino. A metodologia projetual utilizada foi a de Design Thinking de Ambrose e Harris juntamente ao framework de Garrett, resultando em um protótipo do app denominado IFSUL GO.
Downloads
Referências
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Design Thinking. São Paulo: Bookman, 2011.
BANKS, J. Guide to Developer Handoff. Disponível em: <https://www.figma.com/best-practices/guide-to-developer-handoff/> Acesso em: 20 Jul. 2021.
BORDINI, A., LEITZKE, N., RIBEIRO, C. Relatórios do Projeto do Sistema de Sinalização do IFSUL - Câmpus Pelotas. 2021, no prelo.
BRAUM, M. Como medir a usabilidade de produtos com System Usability Scale. Design Collective, 2019. Disponível em: <https://brasil.uxdesign.cc/guia-como-medir-a-usabilidade-de-produtos-com-system-usability-scale-sus-e08f4361d9db>. Acesso em: 20 Jul. 2021.
BROWN, T. Design by Change, Revised and Update. Nova York: Harper Collins, 2019.
GARRETT, J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Berkeley-CA: New Riders, 2010. =
IFSUL - CAMPUS PELOTAS. O Câmpus Pelotas. IFSUL - CAMPUS PELOTAS, 2021. Disponível em: <http://pelotas.ifsul.edu.br/institucional/o-campus-pelotas>. Acesso em: 28 Jun. 2021.
MOURA, K. Engenharia Reversa. Engenharia 360, 2021. Disponível em: <https://engenharia360.com/engenharia-reversa/>. Acesso em: 28 Jun. 2021.
O'GRADY, J.; O'GRADY, K. The Information Design Handbook. Cincinnati-OH: How Books, 2008.
PC MAGAZINE. Encyclopedia. Disponível em: < https://www.pcmag.com/encyclopedia/term/state> Acesso em 19 Jul. 2021.
TEIXEIRA, F. Introdução e Boas Práticas em UX Design. São Paulo: Casa do Código, 2014.
ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. Design de Interação. Hoboken: Wiley, 2013.
USABILITY. System Usability Scale. Disponível em: <https://www.usability.gov/how-to-and-tools/methods/system-usability-scale.html> Acesso em: 20 Jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexsandro Alcantara Borges, Rafael Klumb Arnoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.