Meu Ateliê: aplicativo de arteterapia para idosos depressivos

Autores

  • Nathália Moreira Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Cecília Oliveira Boanova Instituto Federal Sul-rio-grandense https://orcid.org/0000-0001-5387-5474

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.271-293.2659

Palavras-chave:

Design thinking, design de interfaces digitais, experiência do usuário, arteterapia, idoso, depressão

Resumo

O artigo presente é um recorte do trabalho de conclusão de curso com o título “Meu ateliê: Aplicativo de arteterapia para idosos depressivos”, defendido em agosto de 2021. Ele aborda o fenômeno do aumento da população idosa trazendo dados da OMS de 2019, que estima que no ano de 2032 o Brasil será considerado um país envelhecido. Frequentemente os idosos, tendo em vista o estereótipo da velhice vinculado a inutilidade, podem ser acometidos pela depressão, doença que se encontra em uma crescente. A partir dessas condições, surgem demandas inclusivas da sociedade, que necessitam da realização de pesquisas sobre este público. O trabalho de conclusão propõe o desenvolvimento de um aplicativo digital de arteterapia com o objetivo de auxiliar os idosos no tratamento da depressão, visando minimizar os impactos da doença e contribuir com a qualidade de vida destas pessoas. Para sua construção, foi realizada uma pesquisa sobre as principais temáticas que circundam os sujeitos de pesquisa, tais quais: a depressão e como ela afeta o público idoso; a arteterapia; o uso de aplicativos móveis na terceira idade; a acessibilidade e a experiência do usuário caracterizada por princípios de design de interação e usabilidade. Como resultado, essa pesquisa reforça a importância de reconhecer o idoso como público alvo em projetos digitais e destaca a necessidade da inclusão da acessibilidade e experiência do usuário no desenvolvimento de interfaces digitais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011.

AMORIM, Diane Nogueira Paranhos et al. Aplicativos móveis para a saúde e o cuidado de idosos. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 12, n. 1, 2018.

AZEEMI, S. T. Y.. A Quantitative Study On Chromotherapy. (2007). Disponível em <https://www.yumpu.com/en/document/read/6396311/a-quantitative-study-on-chromotherapy-a-> Acesso em 28 de junho de 2021.

Assistiva Tecnologia e Educação, 2021. Disponível em: <https://www.assistiva.com.br/tassistiva.html> Acesso em 17 de julho de 2021.

BROWN, Tim. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CIASCA, Eliana Cecília. Arteterapia e depressão: efeitos da arteterapia como terapia complementar no tratamento da depressão em idosos. 2017. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo.

COSTA, Hugo. Acessibilidade digital: Cores, componentes e ferramentas. Medium, 2019. Disponível em <https://medium.com/trainingcenter/acessibilidade-digital-cores-componentes-e-ferramentas-30e75aede363> Acesso em 04 de abril de 2020.

Depressão. OPAS, 2018. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/topicos/depressao> Acesso em 12 de agosto de 2019.

DIS, ISO. 9241-210. Ergonomics of human system interaction-Part 210: Human-centred design for interactive systems. International Standardization Organization (ISO). Switzerland, 2009.

Governo digital. gov.br, 2019 Disponível em: <https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-digital> Acesso em 04 de abril de 2020.

GUIMARÃES, Felipe T. Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, VIII., 2019, Paraná.

LOWDERMILK, Travis. Design centrado no usuário. Novatec Editora, 2013.

LIMA, Lucas Figueiredo. Acessibilidade digital não é um bicho de 7 cabeças. Use Mobile, 2019.Disponível em: <https://usemobile.com.br/acessibilidade-digital/> Acesso em 04 de abril de 2020.

NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Editora Rocco, 2018.

Número de idosos que acessam a internet cresce de 68% para 97%, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil. CNDL Brasil, 2021. Disponível em: <https://site.cndl.org.br/numero-de-idosos-que-acessam-a-internet-cresce-de-68-para-97-aponta-pesquisa-cndlspc-brasil/> Acesso em 08 de julho de 2021.

OMS divulga metas para 2019; desafios impactam a vida de idosos. SBGG, 2019. Disponível em: <https://sbgg.org.br/oms-divulga-metas-para-2019-desafios-impactam-a-vida-de-idosos/> Acesso em: 30 de outubro de 2019.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 2AB, 2001.

Pesquisa Nacional de Saúde 2019, Percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal. PNS, 2019. Disponível em: <https://www.pns.icict.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/02/liv101764.pdf> Acesso em 08 de julho de 2021

ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de Interação. Porto Alegre: Bookman Editora, 2013.

TEIXEIRA, Fabrício. Introdução e boas práticas em UX Design. Editora Casa do Código, 2014.

Tipos de fonte e acessibilidade digital. CTA, 2019. Disponível em: <https://cta.ifrs.edu.br/tipos-de-fonte-e-acessibilidade-digital/ Acesso em: 19 de junho de 2021.

VOLPATO, Elisa. Pesquisa: métricas em teste de usabilidade. Testr, 2019. Disponível em: <https://medium.com/testr/pesquisa-m%C3%A9tricas-em-teste-de-usabilidade-d64067cfe36d> Acesso em: 22 de abril de 2021.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

MOREIRA, N.; OLIVEIRA BOANOVA , C. Meu Ateliê: aplicativo de arteterapia para idosos depressivos. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 6, p. 271–293, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.271-293.2659. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2659. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos