Reutilização de madeira de paletes no projeto de uma linha de produtos para hall de entrada
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.255-270.2658Palavras-chave:
Design de Produto. Ecodesign. Reutilização. Palete.Resumo
A conscientização sobre o impacto ambiental está gerando uma nova orientação para o design como, por exemplo, o reaproveitamento de partes descartadas pela indústria. O presente artigo apresenta um recorte do trabalho de conclusão de curso (TCC), que teve como objetivo de pesquisa desenvolver uma linha de produtos reutilizando a madeira do palete, do tipo descartável. Para isso foram estudados conceitos de ecodesign, reutilização e o próprio material o palete. A metodologia projetual se baseou no Duplo Diamante, com ferramentas de Gui Bonsiepe. Como resultado, foi desenvolvida uma linha de quatro produtos que compõem o mobiliário para um hall de entrada. Concluiu-se que a construção de produtos com a madeira de paletes descartáveis é viável, podendo ser realizada por qualquer pessoa.
Downloads
Referências
BARBERO, Silvia; COZZO, Brunella. Ecodesign. h.f.ullmann, 2009.
BONSIEPE, Gui (org); KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia experimental: Desenho industrial. 1.ed. Brasília: CNPq/ coordenação editorial, 1984.
Design Council. Qual é a estrutura para inovação? Diamante Duplo evoluído do Design. 2015 <https://www.designcouncil.org.uk/news-opinion/what-framework- innovation-design- councils-evolved-double-diamond> Acesso em: 27 set. 2019.
FABRIMETAL, armazenagem. Tipos de paletes para armazenagem. 2017. Disponível em: <http://www.fabrimetalarmazenagem.com.br/blog/tipos-de-paletes-para-armazenagem/? gclid=Cj0KCQjw5rbsBRCFARIsAGEYRwfnEHsHAygZTWFhT- ljRFiMUi3fF4jI4pK73SnZ2LGAX81Fvwb2vkAaAmUgEALw_wcB> Acesso em: 16 nov. 2019.
GOMES, Daniel. R em Design: a reutilização aplicada ao design. Dissertação – Mestrado em Design Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, 2011.
HAAS, Madeiras. O que é palete e qual sua origem. 2018. Disponível em: Acesso em: 18 nov. 2019.
KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. Senac, 2005.
MANZINI, Ezo; VEZZOLI, Carlo. Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: Os requisitos ambientais dos produtos industriais. 1. ed. 4. reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
OWDIN. EcoBirdy crée des meubles pour enfants faits à partir de vieux jouets en plastique. 2018. Disponível em: https://owdin.live/2018/08/26/ecobirdy-cree-des- meubles- pour-enfants-faits-a-partir-de-vieux-jouets-en-plastique/. Acesso em 09 nov. 2020.
PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. Curitiba, 2007.
PICCOLI, Mariana. Reutilização de tubos de papelão: estudo de parâmetros técnicos visando aplicação no design de produtos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Design, Porto Alegre, BR-RS, 2013.
PINTEREST. Banco sapateira de engradado de cerveja. 2020. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/456763587188650175/ Acesso em: 09 nov. 2020.
PINTEREST. Reutilização de paletes. 2019a. Disponível em: <https://br.pinterest.com/search/pins/?q=REUTILIZAÇÃO%20DE %20PALETES&rs=typed&term_meta[]=REUTILIZAÇÃO%7Ctyped&term_meta[]=DE %7Ctyped&term_meta[]=PALETES%7Ctyped>. Acesso em: 16 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caroline Reichow Tuchtenhagen, Mariana Piccoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.