Gestor Júnior: plataforma de gestão de projetos para a Designeria Empresa Júnior
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.693-717.2159Palavras-chave:
Gestão do Design, Gestão de Projetos, Empresa Júnior, DesigneriaResumo
Este artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa que resultou na criação da plataforma Gestor Júnior – visando gerir os projetos da Designeria – Empresa Júnior vinculada aos cursos de Design da UFPel. Em tal investigação buscou-se debater os conceitos da Gestão e do Design a partir dos estudos de Mozota (2011) e Best (2012). A partir dessas perspectivas, investigou-se o sistema de funcionamento da referida Empresa utilizando-se, como técnicas de coleta de dados, de análise de documentos; de questionário aplicado nos ex-integrantes da empresa e de análise de concorrentes. Como resultado, neste artigo é exposto o desenvolvimento da plataforma desenvolvida para tal Empresa Júnior, a partir da metodologia de projeto de Jesse James Garrett (2011), e com potencial para ser escalável.
Downloads
Referências
BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
CALDEIRA, Camila Soares; MARQUES, Natália Marroni; NEVES, Helena de Araujo; Criação de identidades visuais para eventos: projetos designeria empresa júnior. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL, Pelotas, 2018. Anais...Pelotas: Pró-reitoria de Extensão e Cultura, 2018. p.19-24.
GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. 2. ed. New York: AIGA New Riders, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
GURGEL, Claudio. Administração: elementos essenciais para a gestão das organizações. São Paulo: Atlas, 2009.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário. 20ª ed, São Paulo: Ática, 2001.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design. São Paulo: Bookman, 2011.
SILVA, Julia Lima da. Gestor Júnior: Plataforma de Gestão de projetos criada para a Designeria Empresa Júnior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Design Digital. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.
SURIZ, Anna Laux; SILVA, Mariana Couto; NEVES, Helena de Araujo. Designeria Empresa Júnior: projetos de design para a comunidade interna e externa à UFPel. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL, 3., Pelotas, 24 2016. Anais... Pelotas: Pró-reitoria de Extensão e Cultura, 2016. p.21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Julia Lima da Silva, Helena de Araujo Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.