Design enquanto mediador colaborativo: a construção da Revista Folhear
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2020.v4.n4.pp.034-055.1418Resumo
Com base nos princípios de design colaborativo, este trabalho apresenta as práticas projetuais da criação da terceira edição da revista Folhear, uma publicação anual com a intenção de evidenciar o lado mediador e colaborativo do design, a partir da sua junção com a botânica. Na edição aborda-se como tema a afetividade no cultivo de plantas, tendo como alvo um público popular interessado pela temática, porém sem conhecimentos específicos sobre o assunto. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é abordar as metodologias utilizadas na criação da publicação, trazendo reflexões e resultados sobre o processo, bem como a sua finalização. A partir desse objetivo maior, outros são traçados, tais como: compreender a teoria por trás da revista, identificar a metodologia projetual utilizada e apresentar a relevância do projeto gráfico/editorial realizado. O trabalho apoia-se na metodologia proposta por Shea (2012), a qual propõe diversos passos para criar projetos de design colaborativos. Por fim, retrata-se o feedback recebido ao retornar o projeto à comunidade participante, principalmente ao grupo “Tudo Sobre Plantas”, uma comunidade digital da rede social Facebook, onde o conteúdo da revista foi coletado de modo colaborativo.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. 8 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
CARNIELLO, Maria Antonia; SILVA, Roberta dos Santos; CRUZ, Maria Ap. Berbem da; GUARIM NETO, Germano. Quintais urbanos de Mirassol D'Oeste-MT, Brasil: uma abordagem etnobotânica. Acta Amazonica, Manaus, v. 40, p. 451-470, 2010.
COUTINHO, André; EGGER, Daniel; FERNANDES, Marcelo; PENHA, Anderson. 8 Minutes of Collaborative Design. 2010.
DAMASCENO, Patricia Lopes. Design de jornais: projeto gráfico, diagramação e seus elementos. Rio de Janeiro: 2013.
FETTER, Luis Carlos Revistas, Design editorial e retórica tipográfica: a experiência da revista Trip (1986-2010). Porto Alegre: 2011.
FLÓREZ, Lílian Mariela Suescun. Design da experiência nos jardins botânicos. Rio de Janeiro: 2011.
FONTOURA, Antonio Martiniano. A Interdisciplinaridade e o Ensino do Design. Revista Científica de Design, Londrina, v.2, n.2, p. 86-95, 2011.
FONTANA, Isabela Montovani; HEEMANN, Adriano; GOMES FERREIRA, Marcelo Gitirana. Design Colaborativo: Fatores Críticos para o Sucesso do Co-design. 4º Congresso Sul Americano de Design de Interação, 2012.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design editorial e publicação multiplataforma. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 34, p. 571-588, 2015. DOI: 10.19132/1807-8583201534.571-588.
LOBATO, Gerciene de Jesus Miranda; LUCAS, Flávia Cristina Araújo; JUNIOR, Manoel Ribeiro de Moraes. Estética, crenças e ambiência: as representatividades das plantas ornamentais em quintais urbanos de Abaetetuba - Pará. Ambiência Guarapuava, Paraná, v. 13, n. 1, p. 135-149, 2017. ISSN 2175-9405. DOI: 10.535/ambiencia.2017.01.09.
LUPTON, Ellen. Intuição, ação, criação - Graphic Design Thinking. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.
PIMENTA, Gustavo da Cunha. Introdução ao Design Colaborativo. 2017. Disponível em: https://medium.com/@gustavocpimenta/introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-design-colaborativo-e30da17dd029. Acesso em: 30 set. 2018.
SHEA, Andrew. Designing for social change: strategies for comunity-based graphic design. New York: Princeton Architetural Press, 2012.
TAVARES, Augusto Gowert. Design e empreendedorismo social: desenvolvimento do aplicativo “Levo UFPel”. Pelotas, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maressa Stephany Carvalho Santos, Andreia Bordini, Paula Garcia Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.