Análises de livros de receitas como artefato para compreensão de conceitos de design editorial
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.088-125.1247Resumo
Este trabalho, que tem origem em um Trabalho de Conclusão de Curso defendido em julho de 2018 junto ao curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas tem caráter qualitativo e exploratório (GIL 2008) e pretende apresentar uma análise de elementos gráficos aplicados ao projeto gráfico de livros de receita. A partir de uma pesquisa documental feita tendo em vista uma amostra por acessibilidade, foram levantados aspectos como contraste (TONDREAU 2009), tipografia (KANE 2012), cor (LUPTON; PHILLIPS, 2014), equilíbrio (LUPTON; PHILLIPS, 2014), ritmo (WHITE 2006) e formato (ARAÚJO 2008) e posteriormente é apresentado um protótipo possível considerando as análises empreendidas e a metodologia projetual de Gomes (2011).
Palavras-chave: design editorial; projeto gráfico; livro de receitas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Emanuel. A Construção do Livro: Princípios da Técnica de Editoração. Rio de Janeiro: Lexicon Editora Digital, 2008.
BONOMETTI, Lu. Biscoito ou bolacha? São Paulo: Alaúde, 2017.
BUZZFEED. Tasty Latest & Greatest. Los Angeles: Clarkson Potter, 2017.
COSTA, Raiza. Confeitaria Escalafobética. São Paulo: Senac, 2017.
DAMASCENO, Patricia Lopes. Design de jornais: projeto gráfico, diagramação e seus elementos. Rio de Janeiro: 2013.
GIUSTINA, Adelina Padilha de Souza Della; SELAU, Mauricio da Silva. A culinária como patrimônio cultural imaterial. Santa Catarina: Unochapecó, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Metodos e tecnicas de pesquisa social - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008
GOMES, Luiz Vidal Negreiros; MEDEIROS, Ligia Sampaio; BROD JUNIOR, Marcos; BRITO, Andréia Bordini. Método e Processo Criativo. Goiânia: sCHDs, 2011.
KANE, John. Manual dos tipos. São Paulo: Gili, 2012.
LHOMME, Valerie. Comidinhas Francesas Vegetarianas. São Paulo: Alaúde, 2014.
s/a. Vegetais Vitais. São Paulo: READER'S DIGEST: 2009.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
NOCE, Danielle. Por uma Vida Mais Doce. São Paulo: Melhoramentos, 2014.
SANTOS, Maris. Cozinha Vegetariana. São Paulo: Bhaktivedanta Book Trust, 2011.
TEE, Susanna. 1001 Cupcakes, Biscoitos e outras tentações. United Kingdom: Parragon, 2012.
TODA MATÉRIA. Cores Primárias. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/cores-primarias/> Acesso em: 20 maio 2018
TONDREAU, Beth. Criar Grids: 100 Fundamentos de Layout. São Paulo: Bluncher, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Bianca Santana de Oliveira, Ana da Rosa Bandeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.