Condições de acesso às TDIC e à internet em escolas da rede pública do Estado do RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3071

Palavras-chave:

TDIC, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Covid-19, Ciências da Natureza

Resumo

O artigo apresenta compreensões sobre as condições de acesso a internet e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na visão dos professores da área de Ciências da Natureza do Estado do Rio Grande do Sul. A partir de um estudo de diagnóstico, de abordagem qualitativa e quantitativa, coletou-se ao longo do primeiro semestre de 2022 as percepções de 35 professores da rede pública do RS em relação a possíveis modificações das condições de acesso TDIC e a internet no contexto escolar/rede de ensino durante a pandemia. Os resultados indicam uma ampliação da disponibilização de acesso a web e as plataformas digitais na escola a partir do momento Pandêmico. Aponta-se também que ainda existem limitações no contexto educativo, como: a falta de qualidade da rede wifi; o não acesso dos estudantes na plataforma; a não disponibilização de programas e softwares aos professores; falta de formação na escola dos estudantes e professores com enfoque no uso adequado das TDIC em atividades de ensino e da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Administração de Recursos Humanos, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Curso de graduação e Pós-graduação. Atua como professor no Programa de Educação em Ciências (PPGEC/FURG) e está coordenador no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Polo_21_FURG. Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar, tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Projetos investigativos na Escola.

Hebert Elias Lobo Sosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor visitante na  Universidade Federal do Rio Grande (FURG - Instituto de Educação), no PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Possui Doutorado em Educação pela Universidad de Los Andes (ULA - Venezuela), Mestrado em Ciências Aplicadas (Física) pela  Universidad del Zulia (LUZ - Venezuela), Especialização em Ensino da Educação Superior pela Universidade del Zulia (LUZ) e graduação em Engenharia Civil pela Universidad de Los Andes (ULA - Venezuela) . Professor Titular (aposentado) da Universidade de Los Andes (ULA - Venezuela) da área de Física, Departamento de Física e Matemática, Núcleo Universitário "Rafael Rangel" (NURR).

Isabel Rocha Bacelo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestra em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Ecologia Urbana pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e técnica em Biocombustíveis pelo IFSul/ CAVG. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI/FURG) e Rede de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade na Educação (INTERAÇÃO/FURG). Cursista da Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua como professora de Biologia da Escola Estadual de Educação Básica Manoel Vicente do Amaral; professora de Biologia e Ciências na Escola Municipal de Educação Básica Bernardo Arriada no município de Santa Vitória do Palmar/RS.

Adriana Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena - habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e graduação em Pedagogia 2ª Licenciatura pelo Centro Universitário Internacional (2019). Professora - PROCERGS - Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Biologia Geral e Ciências. Possui Especialização em Ecologia Aquática Costeira (FURG), Especialização em Mídia em Educação (FURG), Especialização em Organização Pedagógica - Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional.

Edilson da Silva Torma, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com graduação em Física - Licenciatura . Tem experiência na área de educação em Física, com ênfase em Física. Possui Pós-graduação em Educação Ambiental pela Instituição Barão de Mauá.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.

APOSTOLOU, Charalampos. The Level of ICT Infrastructure as a Factor of ICT Integration in Greek High School Science Teaching. The Electronic Journal of e-Learning, 18(6), 2021. pp. 562 - 574.

BRASIL. Ministério da Educação. Comissão Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9/2020. Brasília, 2020a.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica nº 32/2020/ASSESSORIA-GAB/GM/GM. Brasília, 2020b.

DOTTA, Silvia; et al.; Oportunidades e Desafios no Cenário de (Pós)-Pandemia para Transformar a Educação Mediada por Tecnologias. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, 2021.

FLICK, Uwe. Introducción a la investigación cualitativa. 2a. ed. Madrid: Fundación Paideia Galiza/Ediciones Morata. 2007.

FRANCO, Angela Halen Claro. Políticas públicas de informação: um olhar para o acesso à internet e para a inclusão digital no cenário brasileiro. Em Questão, vol. 27, n. 4, 2021.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2001. Rio de Janeiro, 2002.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2020. Rio de Janeiro, 2021.

INEP. Censo escolar 2020: divulgação de resultados. Disponível em https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2020/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 12 de ago. de 2022.

MINAYO, M. C. de S.; ASSIS, S. G de.; SOUZA, E. R. de. (orgs.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. 244 p. SciELO Books. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415474

PINHEIRO, F. L.; ANDRADE, L. L.; CAVALCANTE, R. M. L. SOUZA, Z. M. A. S. Uma reflexão sobre as abordagens em pesquisa com ênfase na integração qualitativo-quantitativa. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 19, n. 1, 2006, p. 53-58. Universidade de Fortaleza. Fortaleza-Ceará, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40819110. Acesso em: 12 ago. 2022

RODRIGUES, João Figueiredo Cardoso, et al. Diagnóstico do acesso e uso de tecnologias digitais para ofertas de disciplinas remotas como estratégia de mitigação da Pandemia COVID-19 na Universidade Federal do Amazonas. Debates em Educação, Maceió, Vol.13, Nº. 31, Ano 2021.

SANTOS, Jefferson Rodrigo; FERREIRA, Maria Elisa. Um relato de ensino de Química no contexto da Pandemia de COVID-19 na rede pública de São Paulo: O desafio das aulas virtuais na Educação Básica. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, 2021.

SOARES-LEITE, Werlayne Stuart; NASCIMENTO-RIBEIRO, Carlos Augusto. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, vol. 5, núm. 10, julio-diciembre, 2012, pp. 173-187.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, [S. l.], v. 31, n. 61, p. 21–44, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099. Acesso em: 10 ago. 2022.

VARGAS, Andrea Llorens; et. al.; Alfabetización Digital y TIC en La Educación Secundária en Chile: Diagnóstico en Tiempos de Pandemia. Interciencia, v.46, n.4, 2021, p. 148 - 155.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Heckler, V., Lobo Sosa, H. E. ., Bacelo, I. R. ., Souza, A. S. de ., & Torma, E. da S. (2023). Condições de acesso às TDIC e à internet em escolas da rede pública do Estado do RS. Revista Educar Mais, 7, 82–94. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3071

Edição

Seção

Artigos