Condições de acesso às TDIC e à internet em escolas da rede pública do Estado do RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3071Palavras-chave:
TDIC, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Covid-19, Ciências da NaturezaResumo
O artigo apresenta compreensões sobre as condições de acesso a internet e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na visão dos professores da área de Ciências da Natureza do Estado do Rio Grande do Sul. A partir de um estudo de diagnóstico, de abordagem qualitativa e quantitativa, coletou-se ao longo do primeiro semestre de 2022 as percepções de 35 professores da rede pública do RS em relação a possíveis modificações das condições de acesso TDIC e a internet no contexto escolar/rede de ensino durante a pandemia. Os resultados indicam uma ampliação da disponibilização de acesso a web e as plataformas digitais na escola a partir do momento Pandêmico. Aponta-se também que ainda existem limitações no contexto educativo, como: a falta de qualidade da rede wifi; o não acesso dos estudantes na plataforma; a não disponibilização de programas e softwares aos professores; falta de formação na escola dos estudantes e professores com enfoque no uso adequado das TDIC em atividades de ensino e da aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.
APOSTOLOU, Charalampos. The Level of ICT Infrastructure as a Factor of ICT Integration in Greek High School Science Teaching. The Electronic Journal of e-Learning, 18(6), 2021. pp. 562 - 574.
BRASIL. Ministério da Educação. Comissão Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9/2020. Brasília, 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica nº 32/2020/ASSESSORIA-GAB/GM/GM. Brasília, 2020b.
DOTTA, Silvia; et al.; Oportunidades e Desafios no Cenário de (Pós)-Pandemia para Transformar a Educação Mediada por Tecnologias. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, 2021.
FLICK, Uwe. Introducción a la investigación cualitativa. 2a. ed. Madrid: Fundación Paideia Galiza/Ediciones Morata. 2007.
FRANCO, Angela Halen Claro. Políticas públicas de informação: um olhar para o acesso à internet e para a inclusão digital no cenário brasileiro. Em Questão, vol. 27, n. 4, 2021.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2001. Rio de Janeiro, 2002.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2020. Rio de Janeiro, 2021.
INEP. Censo escolar 2020: divulgação de resultados. Disponível em https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2020/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 12 de ago. de 2022.
MINAYO, M. C. de S.; ASSIS, S. G de.; SOUZA, E. R. de. (orgs.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. 244 p. SciELO Books. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415474
PINHEIRO, F. L.; ANDRADE, L. L.; CAVALCANTE, R. M. L. SOUZA, Z. M. A. S. Uma reflexão sobre as abordagens em pesquisa com ênfase na integração qualitativo-quantitativa. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 19, n. 1, 2006, p. 53-58. Universidade de Fortaleza. Fortaleza-Ceará, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40819110. Acesso em: 12 ago. 2022
RODRIGUES, João Figueiredo Cardoso, et al. Diagnóstico do acesso e uso de tecnologias digitais para ofertas de disciplinas remotas como estratégia de mitigação da Pandemia COVID-19 na Universidade Federal do Amazonas. Debates em Educação, Maceió, Vol.13, Nº. 31, Ano 2021.
SANTOS, Jefferson Rodrigo; FERREIRA, Maria Elisa. Um relato de ensino de Química no contexto da Pandemia de COVID-19 na rede pública de São Paulo: O desafio das aulas virtuais na Educação Básica. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, 2021.
SOARES-LEITE, Werlayne Stuart; NASCIMENTO-RIBEIRO, Carlos Augusto. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, vol. 5, núm. 10, julio-diciembre, 2012, pp. 173-187.
SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, [S. l.], v. 31, n. 61, p. 21–44, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099. Acesso em: 10 ago. 2022.
VARGAS, Andrea Llorens; et. al.; Alfabetización Digital y TIC en La Educación Secundária en Chile: Diagnóstico en Tiempos de Pandemia. Interciencia, v.46, n.4, 2021, p. 148 - 155.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa, Isabel Rocha Bacelo, Adriana Silva de Souza, Edilson da Silva Torma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.