A Utilização de Exercícios Intervalados de Alta Intensidade (HIIT) em Aulas de Ballet Fitness
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.99-108.1409Palavras-chave:
Exercício, Técnicas de Exercício e de Movimento, Exercício Intermitente de Alta IntensidadeResumo
A inexistência de trabalhos acadêmicos sobre a aplicação de exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT) no ballet fitness foi a principal motivação que justificou a elaboração desse trabalho. O objetivo geral é descrever de que forma o HIIT é utilizado em aulas de Ballet Fitness aplicadas na Fundação de Cultura da Prefeitura Municipal de Caçador (Santa Catarina, Brasil). Optou-se por uma pesquisa qualitativa descritiva, enquadrada como um estudo de caso. Acompanhou-se a rotina das aulas de ballet fitness através de observação sistemática. Identificou-se a utilização de algum protocolo preestabelecido de HIIT através de observações sistemáticas. Os protocolos de HIIT utilizados foram analisados, através de entrevista estruturada, de modo a verificar se foram aplicados de forma planejada, de acordo com protocolos preexistentes, ou de forma intuitiva. Descreveu-se como é realizado o processo de planejamento das aulas. O HIIT aplicado nas aulas de ballet fitness observadas seguiu um planejamento intencional e não intuitivo, tratando-se de uma adaptação metodológica de protocolos preestabelecidos. Sugere-se algumas ações no intuito de minorar a evasão em geral e de aumentar o rendimento em particular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.