Relato de experiência: programa de aperfeiçoamento didático em patologia geral e sistemas na pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2836

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado;, Ensino, Educação científica

Resumo

A combinação de diversos elementos leva a uma boa qualidade de ensino, dentre os quais pode-se destacar a preparação dos discentes e docentes. O estágio em docência vai muito além de aprender a ministrar uma aula, pois o professor que se sente comprometido com seu aluno faz uso de recursos que proporcionarão sua motivação e aprendizagem real.  O Programa de Aperfeiçoamento Didático é um Programa Institucional da Universidade Federal de São Paulo que atende a política de formação docente de pós-graduandos de Programas de Pós-Graduação , tendo como objetivo o desenvolvimento para a prática docente em todos os seus aspectos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência deste estágio em docência na unidade curricular de Patologia, para o segundo ano de graduação do curso de bacharel em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. A atuação dos estagiários envolveu preparar e lecionar aulas supervisionadas, além de realizar e tutoria para a apresentação dos trabalhos finais da disciplina, entre outras atividades. Foram obtidos ótimos resultados quanto à interação entre estagiários e alunos, e o processo foi uma experiência ímpar, pois os estagiários passaram de uma posição de “recebedor” para “fornecedor” do saber, tendo como desafio democratizar o conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Salles, UNIFESP

    Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário São Camilo (2013), mestrado em Patologia, Departamento de Patologia Universidade Federal de São Paulo/EPM (2017) e é atualmente doutoranda nesta mesma universidade, atuando principalmente em linhas de pesquisa relacionadas a tumores cerebrais. Tem experiência na área de anatomia patológica; setores de triagem, preparo de peças cirúrgicas, macroscopia, histotécnica, imunohistoquímica e citologia, com ênfase em procedimentos de colorações específicas.

  • Debora de Souza Santos, UNIFESP

    Graduação concluida no curso de Biomedicina (2015/2018), bolsista ProUni pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Projeto de Iniciação Científica concluída (Março de 2015 a agosto de 2018) no programa de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde, atuando nas áreas de Cultura Celular, Imunologia e Biologia molecular, auxílio financeiro concluído da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Habilitada em biologia molecular e análises clínicas. Mestrado em Andamento (2019/2021) em Patologia na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), professora de Anatomia e fisiologia em INTECNETWORK.

  • Andréa Cristina de Moraes Malinverni, UNIFESP

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), aprimoramento e especialização em Citogenética Humana, Departamento de Genética -FCM/UNICAMP (1991-1993), Fellow - Reproductive Human Institute, Illinois Masonic Medical Center Chicago (1998), e doutorado em Ciências, Departamento de Patologia - Universidade Federal de São Paulo/EPM (2003) . Vinte anos de experiência em Laboratório de Citogenética Humana com ênfase em cultura de células, análise de cariótipos de abortamentos, líquido amniótico, vilosidade coriônica, sangue periférico e citogenética molecular. 2003 a julho de 2014 atuou como diretora, gestora laboratorial e científica em laboratório privado e, a partir de agosto de 2014 passou a dedicar-se tempo integral à Universidade, atualizando-se na área de Genética e Patologia Molecular no Departamento de Patologia e Disciplina de Genética, UNIFESP/EPM. Atualmente, finalizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Patologia - EPM/UNUFESP (2016 a 2018), recebeu o Título de Professor Afiliado pela Congregação da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), é pesquisadora e orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Patologia do Departamento de Patologia, EPM/UNIFESP, Membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa - UNIFESP e cursa o segundo pós-doutorado do Programa de Pós Doc Nacional da CAPES (PNPD).

Referências

ALBUQUERQUE, Carlos. Processo Ensino?Aprendizagem: Características do Professor Eficaz. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, v. 39, p. 55?71., fev. 2016.

FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio Supervisionado Na Formação Do Pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar, v. 2, p. 01-12, jun. 2020.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, p. 316-331, jul. 2017.

CAMARGO, Carmen Aparecida Cardoso Maia; FERREIRA CAMARGO, Marcio Antonio; OLIVEIRA SOUZA, Virginia de. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 598–606, out. 2019.

MARCHELLI, Paulo Sergio; DIAS, Carmen Lúcia; SCHIMIDT, Ivone Tambelli. Autonomia e mudança na escola: novos rumos dos processos de ensino- aprendizagem do Brasil. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 25, n. 78, p. 271-81, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, p. 11-20, 2006.

FIORENTINI, Dario. Tornando-se professores de matemática: O caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, D (org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das letras, 2003. p. 121-156.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino [online]. Disponivel em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em 13 de maio de 2022.

DOS SANTOS SILVA, Douglas; ANDRADE, Leane Amaral Paz; DOS SANTOS, Silvana Maria Pantoja. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e424997177-e424997177, 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relato de experiência: programa de aperfeiçoamento didático em patologia geral e sistemas na pandemia COVID-19 . (2022). Revista Educar Mais, 6, 523-529. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2836