O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II: uma proposta envolvendo a Natureza da Ciência

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Ana Paula Barbosa Martins

Resumo


Esse trabalho mostra algumas reflexões sobre as dificuldades e sobre os possíveis caminhos, muitas vezes árduos, que docentes das disciplinas de Ciências da Natureza têm de lidar e percorrer na busca de um ensino e de uma aprendizagem de Ciências que sejam significativos. Como proposta para contornar as dificuldades e de caminhos, é sugerida uma metodologia para o ensino das Ciências da Natureza, particularmente para o ensino da Física, que se baseia na abordagem da Natureza da Ciência nas aulas do segundo segmento do Ensino Fundamental. Na abordagem proposta deverá ser utilizada a História, exemplificando os desafios enfrentados por grandes nomes da Ciência até que se chegasse ao que é apresentado hoje como pronto, e também a contextualização do tema a ser ensinado, fazendo relações com o cotidiano, e abordando temas filosóficos e sociais. O trabalho é concluído apresentando uma proposta de abordagem histórica para o tema: Luz, a ser ensinado no nono ano do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Ensino de Ciências da Natureza; Natureza da Ciência; Educação Básica; História da Luz.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.981-990.938

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex