Aspectos da elaboração de livro paradidático para o ensino de Probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.82-99.547

Palavras-chave:

Livro Paradidático, Ensino de Probabilidade, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o trilhar do processo de elaboração do livro paradidático “Jogando na Olimpíada Nacional de Probabilidade” para subsidiar o ensino de conteúdos probabilísticos dos anos finais do Ensino Fundamental e que atendam às necessidades de compreensão e assimilação por parte dos alunos que estão terminando um ciclo de estudos. Acredita-se ser necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o uso de livros paradidáticos tanto no desenvolvimento da leitura quanto na escrita e consequentemente nos conteúdos de Probabilidade. As ações utilizadas no livro paradidático foram elaboradas, tomando como base alguns jogos que a nosso ver são importantes para agregar motivação às atividades e também relacionar os conteúdos probabilísticos a serem abordados, ressaltando a importância de o aluno ter contato com a leitura e interpretação de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, UFABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC; do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Strict Sensu em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto aprovado no edital Universal da FAPEMIG: A Utilização Da Metodologia De Resolução de Problemas no Ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória na Educação Básica. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq.

Valéria Ciabotti, UFTM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Iguaçu (2001) e graduação em Curso de Ciências - Faculdades Integradas de Uberaba (1982). Especialização em "Metodologia do Ensino da Matemática" pela União das Faculdades Claretianas. Especialização "Gestão da Aprendizagem Escolar" pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (2011). Atualmente é professor supervisor sub-projeto PIBID/Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, professor da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira e professor da Escola Municipal Urbana Frei Eugênio situadas na cidade de Uberaba.  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; CIABOTTI, V. Aspectos da elaboração de livro paradidático para o ensino de Probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 82–99, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.82-99.547. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/547. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra