Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física

Cleci T. Werner da Rosa

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo elaborar e validar uma ficha de observação que possibilite identificar o uso do pensamento metacognitivo por estudantes durante as aulas de Física, diante de um processo orientado didaticamente nessa perspectiva. O estudo adota como recorte ações docentes baseadas em processos interativos, de troca entre os estudantes, e a necessidade de que eles recorram a seus pensamentos metacognitivos durante o processo de aprendizagem. O estudo é parte de um trabalho mais amplo que vem, desde 2008, sendo desenvolvido com o intuito de avaliar a presença do pensamento metacognitivo no ensino de Física e os benefícios que propostas orientadas nessa perspectiva trazem para a aprendizagem. O estudo tem apresentado resultados promissores, mostrando que a utilização do pensamento metacognitivo pode ser incentivada pelo professor na medida em que esse explicita em suas ações didáticas esse tipo de pensamento. Como resultado da presente investigação, tem-se a estruturação de uma ficha de observação que possibilitará ao professor avaliar se os estudantes estão ou não recorrendo à metacognição como estratégia para aprender Física.

Palavras-chave


ficha de observação; metacognição; ensino de Física

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-193.490

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex