Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850

Palavras-chave:

Prática pedagógica, COVID-19, educação mediada por tecnologias.

Resumo

O fechamento de escolas no Brasil durante a pandemia da COVID-19 deixou milhões de estudantes e professores dependentes da educação mediada pelas tecnologias. Nesse sentido, esse estudo discute a interdisciplinaridade e a mediação tecnológica como alternativas ao processo educacional no contexto emergencial da pandemia. Nossa proposta se desenvolve como aporte teórico metodológico ao ensino remoto e relaciona as unidades curriculares de Matemática, Química e Informática a temas centrais para o diálogo e construção contextualizada do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida em meados do primeiro semestre de 2020 a partir de análises qualitativas e exploratórias associadas ao projeto de ensino do IFNMG/Diamantina. Os conteúdos foram disponibilizados aos estudantes na plataforma Google Classroom e elucidados como informações relevantes para compreensão das características e formas de propagação do coronavírus. A plataforma e a metodologia adotadas permitiram uma boa interação entre os sujeitos, bem como proporcionou que os estudantes adquirissem competências para interpretar a complexidade do momento atual, por meio do desenvolvimento de conhecimentos indispensáveis à formação de opinião e enfrentamento do vírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janainne Nunes Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutora em química pela Universidade Federal de Uberlândia, docente do IFNMG campus Diamntina

Bruno Lopes de Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutorando em Ciências Florestais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, docente (informática) do IFNMG campus Diamantina.

Paulo Giovane Aparecido Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, docente do IFNMG campus Diamantina.

Claudiane Moreira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestranda em educação profissional e tecnológica, técnica em assuntos educacionais do IFNMG campus Diamantina.

Cléber Silva e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutorado em química pela Universidade Federal do Pará, docente do mestrado em educação profissional e tecnológica do IFPA.

Ramony Maria da Silva Reis Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, coordenadora do núcleo de EAD do IFNMG campus Diamantina, docente no mestrado em educação profissional e tecnológica do IFNMG

Downloads

Publicado

2020-08-20

Como Citar

ALVES, J. N.; DE FARIA, B. L.; LEMOS, P. G. A.; COSTA, C. M.; E SILVA, C. S.; REIS OLIVEIRA, R. M. da S. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 184–203, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1850. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas