O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) como incentivo à permanência das famílias beneficiadas em suas comunidades de origem

Autores

  • Fabrício Gallo Corrêa IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • Lígia Maria Ávila Chiarelli PROGRAU - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.135-150.1650

Palavras-chave:

Programa Nacional de Habitação Rural, habitação de interesse social, políticas públicas rurais, avaliação pós-ocupação, satisfação do usuário.

Resumo

Este estudo apresenta a avaliação da influência do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) como fator contribuinte e/ou motivador no desejo das famílias beneficiadas em permanecer nas suas comunidades de origem, com possibilidade real de desenvolvimento próprio e das futuras gerações. Para tal, elegeu-se como Estudo de Caso a Colônia de Pescadores Artesanais da Ilha da Torotama – Rio Grande/RS, em virtude da carência de avaliações pós execução do PNHR no meio rural, e ainda em comunidades tradicionalmente estabelecidas, diversas daquelas pertencentes à agricultura familiar. Pretende-se, desta forma, evidenciar a validade do PNHR como uma política pública habitacional que busca em suas determinações e objetivos, além de desestimular o êxodo rural, promover a valorização humana das famílias do campo e de comunidades tradicionais, sua inclusão social e seus anseios por uma vida digna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

CORRÊA, F. G.; CHIARELLI, L. M. Ávila. O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) como incentivo à permanência das famílias beneficiadas em suas comunidades de origem. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 135–150, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.135-150.1650. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1650. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas