Prática interdisciplinar na construção da aprendizagem: estudo de caso usando o método de projeto como instrumento pedagógico aplicado na produção de um suco

Autores

  • Lara Brito Souza IFNMG
  • Alexandre Santos Souza IFNMG
  • Sandra Regina Gregório

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.42-61.164

Palavras-chave:

educação agrícola, interdisciplinaridade, método de projeto, avaliação da aprendizagem, processo produtivo.

Resumo

A pesquisa, tratada neste artigo, avaliou as contribuições de se trabalhar com metodologia de projeto, aplicado no processo de ensino-aprendizagem, almejando que os alunos compreendessem e solidificassem o conhecimento. Tendo o objetivo de verificar como a interdisciplinaridade contribui para o desenvolvimento da aprendizagem através da própria construção do conhecimento em decorrência de sua inserção no projeto de pesquisa. Para avaliar a aprendizagem desses alunos, foram utilizados os métodos: atitude do indivíduo, mediante aplicação de um questionário e comprometimento com as atividades propostas através de registro de imagens, autoavaliação da aprendizagem, desenvolvimento de fluxograma e a prática na elaboração do suco e suas análises laboratoriais. O trabalho mostrou-se importante no sentido de orientar o professor a trabalhar outras metodologias tanto em sala de aula, campo ou laboratório. Os alunos aprenderam de uma maneira diferente da habitual e/ou tradicional e, ao se sentirem atuantes no processo de aprendizagem, demonstraram maior satisfação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Como Citar

Souza, L. B., Souza, A. S., & Gregório, S. R. (2013). Prática interdisciplinar na construção da aprendizagem: estudo de caso usando o método de projeto como instrumento pedagógico aplicado na produção de um suco. Revista Thema, 10(1), 42-61. https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.42-61.164

Edição

Seção

Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)