Prática interdisciplinar na construção da aprendizagem: estudo de caso usando o método de projeto como instrumento pedagógico aplicado na produção de um suco

Lara Brito Souza, Alexandre Santos Souza, Sandra Regina Gregório

Resumo


A pesquisa, tratada neste artigo, avaliou as contribuições de se trabalhar com metodologia de projeto, aplicado no processo de ensino-aprendizagem, almejando que os alunos compreendessem e solidificassem o conhecimento. Tendo o objetivo de verificar como a interdisciplinaridade contribui para o desenvolvimento da aprendizagem através da própria construção do conhecimento em decorrência de sua inserção no projeto de pesquisa. Para avaliar a aprendizagem desses alunos, foram utilizados os métodos: atitude do indivíduo, mediante aplicação de um questionário e comprometimento com as atividades propostas através de registro de imagens, autoavaliação da aprendizagem, desenvolvimento de fluxograma e a prática na elaboração do suco e suas análises laboratoriais. O trabalho mostrou-se importante no sentido de orientar o professor a trabalhar outras metodologias tanto em sala de aula, campo ou laboratório. Os alunos aprenderam de uma maneira diferente da habitual e/ou tradicional e, ao se sentirem atuantes no processo de aprendizagem, demonstraram maior satisfação.


Palavras-chave


educação agrícola, interdisciplinaridade, método de projeto, avaliação da aprendizagem, processo produtivo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.10.2013.42-61.164

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex