Cinema e consciência: desafios da formação docente

Autores

  • Marcia Narcizo Borges Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.
  • Rafaela Reis Machado Miranda Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.
  • Raiza Caroline de Oliveira Leal Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.
  • Thiago Duarte Rodrigues Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.495-508.1557

Palavras-chave:

Cinema e educação, formação de professores, cine debate.

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato de experiência sobre a qualificação da formação inicial de alunos do curso de licenciatura em Química da UFF - Universidade Federal Fluminense por meio da linguagem cinematográfica. O ciclo de cines debates organizado por este grupo numa escola da rede pública estadual, na cidade de Niterói (RJ), demonstrou que a experiência estética e subjetiva do cinema gera um ambiente de ensino-aprendizagem mais democrático, onde estudantes do Ensino Superior e da Educação Básica tornam-se consumidores e críticos da linguagem audiovisual. Os resultados obtidos mostraram, sobretudo que foi possível formar professores de Química comprometidos em experimentar e pesquisar o potencial educativo que o cinema oferece, praticando uma pedagogia que visa muito mais do que o ensino de conteúdos disciplinares, mas a formação cidadã. 

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Biografia do Autor

Marcia Narcizo Borges, Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói/RJ.

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de formação de professores de Ciências em espaços formais e não formais de ensino de Química. Também é graduanda do curso de bacharelado em História na UFF.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Borges, M. N., Miranda, R. R. M., Leal, R. C. de O., & Rodrigues, T. D. (2020). Cinema e consciência: desafios da formação docente. Revista Thema, 17(2), 495-508. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.495-508.1557

Edição

Seção

Ciências Humanas