Mostra Científica como prática diferenciada na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.524-531.1370Palavras-chave:
Formação de professores, espaços de formação, mostra cientifica.Resumo
A sociedade contemporânea na qual se vive necessita de futuros cientistas, bem como de profissionais capacitados para sua proficiente formação. Com base no contexto vivido pela sociedade atual é primordial e relevante que a iniciação científica tenha sua abertura ainda na formação básica; e que os professores da área científica em questão possam estimular o desenvolvimento no que diz respeito ao caráter científico nos alunos. O presente trabalho se apresenta como um ensaio cuja finalidade engloba a reflexão sobre as contribuições da elaboração de Mostras Científicas e o impacto positivo desse evento na formação inicial de professores assim como também na aprendizagem dos alunos da rede básica. Partindo desse ideal, foi realizada uma Mostra Cientifica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu, onde foram realizadas entrevistas com alunos e professores presentes. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Na formação de licenciados não é somente a teoria que contribui com o desenvolvimento, é necessária uma participação mais próxima do ambiente escolar e seus desafios.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.