Tecnologia assistiva e envelhecimento no contexto da deficiência visual: um caso de construção de letramentos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.483-494.1346Palavras-chave:
Deficiência visual, envelhecimento, atividades de letramento, tecnologia assistiva.Resumo
Este trabalho parte da seguinte questão: como viabilizar ao sujeito idoso com deficiência visual (DV) atividades de letramento e acesso a conteúdos culturais? Após o desenvolvimento de práticas pedagógicas que proporcionassem às pessoas com DV vinculadas a uma biblioteca específica do Distrito Federal – Brasília, foram propostas práticas de leitura e produção de textos, tendo como mediação recursos diversos de tecnologia assistiva acessível. O público referencial foram as pessoas com deficiência. Contudo, o estudo que se propõe foca num caso em particular que tem por objetivo revelar o resultado de investigação sobre as práticas de letramento vivenciadas por uma idosa com cegueira adquirida desenvolvido no âmbito de questões teóricas que envolvem o contexto da cegueira, da educação inclusiva e da tecnologia assistiva. Os resultados apontam para uma emancipação do sujeito, em contraposição à regulação que lhe é imposta pelo contexto social e familiar.
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