Uso da Narração Multimodal no estudo das características da mediação do professor que influenciam o envolvimento produtivo dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.364-379.1290Palavras-chave:
Mediação do professor, aprendizagem de matemática, envolvimento produtivo nas tarefas, narração multimodal.Resumo
Neste trabalho pretende-se identificar e descrever características das ações de mediação do professor que condicionam o envolvimento produtivo dos alunos na disciplina de matemática, durante a realização de tarefas relacionadas com o tópico das “Probabilidades”. Esta investigação baseou-se num estudo de caso. Foram acompanhados os alunos de uma turma do 9.º ano, durante uma aula, utilizou-se como instrumento de recolha de dados a Narração Multimodal (NM) e procedeu-se à sua análise de conteúdo. Foram identificadas características da mediação do professor que promoveram o envolvimento produtivo dos alunos nas tarefas implementadas, bem como, ações que evidenciam o envolvimento e indicadores de produtividade dos alunos.
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