Caracterização dos tempos de rally no voleibol dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Autores

  • Isaias de Souza Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da Paixão s/nº - Bairro Lindo Vale - Rio Pomba / MG - CEP: 36180-000 Telefone: (32) 3571-5700 - http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
  • Vinícius Resende de Oliviera Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da Paixão s/nº - Bairro Lindo Vale - Rio Pomba / MG - CEP: 36180-000 Telefone: (32) 3571-5700 - http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
  • Willian dos Santos Bento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da Paixão s/nº - Bairro Lindo Vale - Rio Pomba / MG - CEP: 36180-000 Telefone: (32) 3571-5700 - http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
  • Otávio Guerson Rodrigues de Angelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da Paixão s/nº - Bairro Lindo Vale - Rio Pomba / MG - CEP: 36180-000 Telefone: (32) 3571-5700 - http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br
  • Frederico Souzalima Caldoncelli Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da Paixão s/nº - Bairro Lindo Vale - Rio Pomba / MG - CEP: 36180-000 Telefone: (32) 3571-5700 - http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.556-571.1262

Palavras-chave:

Duração de rally, Tempo de recuperação, Complexos, Ações,

Resumo

A carga de esforço no voleibol é dependente do tempo de duração, do número de ações e sua intensidade, sendo estes parâmetros fundamentais para determinar seus treinos. Este estudo objetivou identificar os parâmetros de tempo no voleibol escolar para subsidiar sua periodização de treinamento. Analisou 12 partidas no JEMG, gravadas em filmadora digital, onde se identificou 27 sets, 1039 rallies, 2358 complexos e 5773 ações. Avaliou-se: tempo dos rallies e seus intervalos, tempo total, % densidade, números de complexos e ações por rally. Resultados mostram baixa % densidade (31,0%), onde o tempo de intervalos (18”7) foi 2,2x maior que o tempo de rally (8”6), sendo que 82,1% dos rallies ocorreram com 3 complexos em até 11”3 e 7,5 ações executadas. Observou a predominância do complexo I (42,7%) e que o set decisivo elevou o número de complexos e ações elevando o tempo do rally. Conclui-se que o tempo de intervalos entre rallies é relativamente suficiente para recuperar o esforço submáximo promovido no voleibol escolar, sugerindo que em seus treinos realizem predominantemente atividades de alta intensidade de curta duração similarmente a realidade do jogo.

Palavras-chave: Duração de rally; tempo de recuperação; complexos, ações.

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Biografia do Autor

Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da Paixão s/nº - Bairro Lindo Vale - Rio Pomba / MG - CEP: 36180-000 Telefone: (32) 3571-5700 - http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor titular e Coordenador Geral de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Voleibol, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, qualidade de vida, composição corporal, cafeína e exercício.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Silva, I. de S., de Oliviera, V. R., Bento, W. dos S., de Angelis, O. G. R., & Franco, F. S. C. (2020). Caracterização dos tempos de rally no voleibol dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Revista Thema, 17(3), 556-571. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.556-571.1262

Edição

Seção

Ciências da Saúde