O uso da problematização e do pêndulo simples para o estudo da gravidade
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.10-23.1157Palavras-chave:
Gravidade, Física, Experimentação, Pêndulo.Resumo
No presente trabalho propomos um experimento de Pêndulo Simples para determinação da aceleração da gravidade por estudantes de uma Escola de Ensino Médio do município de Uruguaiana/RS. O Pêndulo Simples consiste em um “peso” suspenso por um fio e o experimento consiste na análise do período de oscilação deste pêndulo. Verificou-se experimentalmente a independência do período do Pêndulo em relação à massa do seu “peso” e espessura do seu fio e apresentando uma variação com o comprimento do seu fio, fator esse que influencia na determinação da aceleração da gravidade pela experiência do Pêndulo Simples. Como resultado encontrou-se um valor médio de g = 9,92 m/s2, que representa um erro relativo de 1,30% em relação ao valor teórico de Uruguaiana, corrigido por altitude e latitude. O uso da experimentação proporcionou o desenvolvimento do espírito científico nos estudantes numa interação mais significativa entre eles e o conteúdo, tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e atrativo.Downloads
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