As formas de colaboração humana na elaboração de um simulador com o GeoGebra
o caso de David e Carolina
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.572-583.1110Palavras-chave:
Elaboração de simuladores, Teoria da Objetivação, formas de colaboração.Resumo
Ao longo dos anos, o Grupo TEM: Tecnologias em Educação Matemática tem permanecido em estudo permanente da atividade central dos clubes do GeoGebra, a elaboração de simuladores com o GeoGebra tem sido abordada a partir de diversas perspectivas teóricas, gerando um conjunto de reflexões que aumentaram a compreensão do coletivo de como o conhecimento matemático emerge. No entanto, atualmente a pesquisa sociocultural teve um boom em nosso campo, devido à sua concepção de que o conhecimento é uma construção social de alguns sujeitos para realizar determinada atividade, como é o caso da Teoria da Objetificação. Essa teoria nos torna conscientes de duas categorias principais que em toda a atividade, que são modos de produção e relações de produção. Este último, nos fornece uma dimensão histórico-cultural que anteriormente passou imperceptivelmente na atividade e que julgamos ser muito relevante para desvendar no desenvolvimento de simuladores com o GeoGebra. Para isso, analisaremos uma experiência concreta, na qual dois alunos participam da resolução de uma tarefa de simulação. Por fim, culmina com algumas reflexões sobre as discussões dos resultados dessa análise.
Palavras-chave: Elaboração de simuladores; Teoria da Objetivação; formas de colaboração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.